segunda-feira, 24 de março de 2014

Coomflona- Sergio Pimentel encerra mandato de forma positiva.

Sérgio Pimentel, deixa a presidência com todas as prestação de contas aprovadas em assembléa 


Com a posse da nova diretoria da Cooperativa Mista Flona Tapajós- COOMFLONA, na última sexta-feira (21), encerrou o segundo mandato de Sergio Pimentel.

Em seu mandato foram realizado grandes conquistas, entre elas a construção da sede própria da entidade, hoje avaliada em mais de 1 milhão de reais e a instalação da Ecoloja Tapajós, isso sem falar nos investimentos feitos nas comunidades nas áreas sociais, culturais e de infraestrutura.

Juntamente com sua diretoria, Sérgio, elevou o capital social da cooperativa em mais     de 700%. O salário mínimo pago aos seus colaboradores fica em torno de 1.200 reais.

O sucesso deste trabalho se deu segundo ele ao empenho dos cooperados e a confiança dos  parceiros da Cooperativa, como é o caso do IFT, IEB, SFB, EMATER, IBAMA, UFOPA e o ICMBIO, que acreditam que o manejo comunitário pode mudar a qualidade de vida da população da FlonaTapajós e de forma sustentável protege a floresta. 

 Essas parcerias ajudaram a Coomflona através de capacitações para os cooperados, além de possibilitarem um manejo mas eficais através de maquinários cedidos por intuições como IFT, IBAMA, UFOPA.

O modelo de manejo comunitário realizado pela Coomflona atrai os olhares do mundo inteiro e constantemente o projeto AMBÉ. recebe a vista de embaixadores e ministros de outros países que querem ver de perto o que está acontecendo na Amazônia, onde por muito tempo a exploração da madeira era vista como o “bicho papão”.

O manejo realizado pela Coomfona tem mudado conceitos de grandes ambientalistas e até mesmo de agentes do governo que ver que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas protegendo o meio ambiente.

No ano passado a Coomflona movimentou milhões de reais com a comercialização de madeira, usando apenas 0,2% da Floresta Nacional do Tapajós, “Tiramos quase 6 milhões de reais, quem fez isso foi o povo que está lá à 300 anos,  usando apenas 0,2% da Flona e eternamente usará 06%, os outros 94% estão sendo protegidos”  Diz Fábio Carvalho, gestor da Flona Tapajós e um dos defensores do manejo comunitário sustentável na Flona.

Vale ressaltar que com o modelo de Manejo Comunitário realizado pela Coomflona,  a floresta está agora muito mais protegida pelos próprios moradores, porque agora existe a consciência de que é lucrativo preservar algo que é deles.

Prova disso é a retirada do gado da Flona, cultura que tem diminuído de forma significativa graças a este trabalho desenvolvido pela cooperativa juntamente com o ICMbio (Órgão gestor da Flona Tapajós).
   


  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo