quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VEREADORES DESTACAM TRABALHO DA COOMFLONA EM BELTERRA

Ver. João do Mel (PV)
O vereador Joãozinho do Mel (PV) foi infeliz em seu discurso ao penalizar a Coomflona em seu pronunciamento sobre a depredação do meio ambiente no município de Belterra. Já que seu discurso gerou certa indignação de outros vereadores que saíram em  defesa da Cooperativa Mista da Flona Tapajós. Para o vereador Serjão, Lider do Dem, é preciso conhecer o trabalho da Coomflona, no que se refere ao manejo e o social que ela vem fazendo no município 
Ver. Serjão (DEM)
“ Sobre a devastação da Flona do Tapajós eu queria salientar que ali é um projeto de manejo, claro, que tem todo licenciamento ambiental cabível pelo ICMBio,  tendo inclusive selo internacional de madeira certificada, então nobre vereador Joãozinho, eu não vejo como devastação, vejo como uso racional dos recursos naturais e se o projeto está sendo acompanhado pelo ICMBio, pela UFOPA que são instituições sérias então eu acredito que vem ocorrendo de forma legal e sustentável. É claro que nós como vereadores podemos acompanhar e ver de perto, fazer uma visita, tenho certeza que eles vão nos levar ao campo para ver como funciona o manejo da Coomflona, porque muitas vezes agente ouve algumas coisas "inverdades" e por não fazer uma visita in loco acabamos cometendo alguns equívocos, que não é o caso aqui, acho até que o vereador se pronunciou de forma cordata. Mas em relação ao este plano de manejo que acontece na Flona, me parece que só trás  benefícios pôs algumas informações que tenho é que foram disponibilizado mais de 5 milhões de reais, onde mais ou menos 70% deste valor foram investidos dentro da própria Flona, com pagamento de pessoal, comissões, estradas e se eu não me engano acho que foram gastos 700 mil reais entre o ano passado e este ano somente com estradas. É a própria natureza Sra. Presidente, que está revestindo benefícios para o homem que a protegem e faz o uso racional dela. Portanto um empreendimento deste porte merece defesa e eu sou parceiro porque eu sei que os investimentos são feitos e hoje mais de 100 famílias são beneficiadas com mil, dois mil reais por mês, além daqueles que são beneficiados indiretamente através das ações da Coomflona dentro das comunidades”.


Ver. Willames (PT)
Outro que saiu em defesa da Coomflona foi o líder do PT, vereador Willames que Disse: “ Senhora Presidenta, eu apoio a Coomflona, pelos recursos que ela tem trazidos ao comunitários, hoje são quase duzentas pessoas beneficiadas que tem seu carro, sua moto, sua rabeta, em fim sabemos que este projeto tem melhorado a qualidade de vidas das pessoas da Flona. É   necessário que isso gerem impostos para o município e claro já é conversado dentro da própria Cooperativa, que está trabalhando para  que o beneficiamento da madeira que hoje é vendida in Natura gerando impostos em Santarém seja beneficiada em Belterra”. Finalizou

Outro que falou a respeito do projeto que a COOMFLONA desenvolve no município foi o vereador Betão (PMDB), que destacou a importância e os benefícios que a Cooperativa trouxe para os comunitários e para o meio ambiente, pois segundo ele, hoje os comunitários tem  consciência que a floresta pode garantir seus sustentos sem precisar ser destruída e fazem a preservação com  consciência já que hoje eles são os principais fiscais e com isso impedem não só a derrubada  ilegal da madeira como também a caça e a pesca predatória.Além de gerar emprego e renda a Cooperativa tem ajudado  os  moradores a conquistarem direitos tão importantes como o ir e o vir das pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo