sexta-feira, 3 de abril de 2015

Papa Francisco lava pés de presidiários

O papa Francisco lembrou nesta quinta-feira (2) a Última Ceia de Jesus com os 12 apóstolos com uma missa realizada em uma igreja de Roma e lavou os pés de 12 detidos, como também fez Cristo com seus discípulos.

Os 12 detentos dos quais o pontífice argentino lavou os pés foram seis homens e seis mulheres que cumprem pena por diferentes delitos em uma prisão da região romana de Rebibbia.

Entre os escolhidos, houve latino-americanos procedentes de Brasil e do Equador, mas também de Itália, Nigéria e Congo.

Todos eles viveram o momento no qual o papa Francisco lhes lavou os pés com emoção e inclusive alguns deixaram cair algumas lágrimas.

Dos 2.100 detentos da prisão de Rebibbia, no ato só estiveram presentes 300, mesmo número de homens e de mulheres.

"Lavarei os pés de 12 de vocês, mas nestes irmãos e irmãs estão todos os que vivem aqui (na prisão de Rebibbia)", afirmou o pontífice.

Um dos momentos mais comoventes da cerimônia foi quando o papa Francisco se dirigiu a uma das reclusas que participavam do rito para lavar os pés de seu bebê, que estava sentado em seus joelhos.

Francisco o fez sem seu solidéu habitual e após pedir aos presentes que rezassem para que Jesus lave também sua alma e o "transforme em mais um servo a serviço das pessoas".

Mas antes, celebrou a missa de "In Coena Domini" ("O Jantar do Senhor") de Quinta-Feira Santa que relembra a Última Ceia e a oração de Cristo no Jardim do Getsêmani, que foi sucedida por sua detenção e posterior calvário.

Em seu discurso, o pontífice lembrou que "o amor de Jesus não tem limites" porque "não se cansa de amar, de perdoar, de nos abraçar" e ressaltou que limpou os pés de seus discípulos em um gesto de humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo