terça-feira, 10 de dezembro de 2019

INFORME CÂMARA

Acompanhe os principais temas debatidos na 38° sessão ordinária da Câmara municipal de Belterra realizada no dia 10 de dezembro de 2019.

Por: Sara Joane Nobre
_______________________

Rubney de Miranda Braga (PP)
O vereador esteve relatando uma conversa que o mesmo teve com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar sobre uma emenda no valor de 11 milhões que foi destinado para a manutenção das estradas de Cajutuba e Aramanaí. De acordo com o parlamentar, o prefeito Nélio afirmou que foi feito uma mudança no projeto e que agora em vez de manutenção e piçarramento será feito o asfaltamento de Ponta de Pedras até o Pindobal. 

Amarildo Rodrigues (PSC)
Amarildo iniciou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira, tratando sobre o desenvolvimento do município. De acordo com o parlamentar, muitos empreendedores estão aguardando um parecer favorável para que possam investir em Belterra uma vez que o município apresenta as características necessárias para receber novos investimentos.

Alaildo Abreu (PT)
O vereador esteve visitando a comunidade de São Jorge e relatou a preocupação dos moradores após ser anunciado o fim do convênio com a Polícia Militar. De acordo com Alaildo será feito o necessário para que seja mantida a permanência da Polícia Militar em Belterra.

Auseni Monteiro (PSDB)
A vereadora iniciou sua fala na tribuna da casa relatando um fato ocorrido no Lago do Jurucurí. De acordo com a parlamentar, a população que mora no local está proibida de acessar o espaço. Auseni Monteiro solicitou mais fiscalização e empenho da Secretaria de Meio Ambiente de Belterra. 

Jurandy Dantas (PV)
Jurandy iniciou a fala na tribuna do legislativo municipal tratando sobre a falta de energia elétrica nas comunidades rurais de Belterra. Segundo ele, a falta de energia é algo constante nas comunidades e várias solicitações já foram feitas a Celpa mais até o momento não houve um posicionamento. O parlamentar finalizou relembrando os trabalhos executados durante o ano de 2019 no município de Belterra.

José Elivelton (PT)
O parlamentar iniciou seu pronunciamento fazendo um levantamento das atividades executadas em Belterra. José Elivelton também tratou sobre o fornecimento de energia elétrica para as comunidades rurais de Belterra. De acordo com o parlamentar, a população está sendo prejudicada com a falta de energia nas comunidades. O parlamentar finalizou enfatizando a importância da permanência da Polícia Militar em Belterra.

Ulisses Medeiros (PSDB)
O parlamentar também ressaltou a importância do diálogo para a permanência da Polícia Militar em Belterra, ele sugeriu que seja retomada a polícia integrada no município.

Jonas Palheta (PSD)
O vereador usou da tribuna da câmara municipal para manifestar seu parecer favorável à permanência da Polícia Militar no município. Jonas ressaltou que o prefeito Jociclélio Macêdo tem a intenção de rediscutir a parceria e a condição da segurança pública com a Polícia Militar e não retirar a PM de Belterra.

Júnior Rocha (PMDB)
Júnior Rocha ressaltou as obras já em andamento no Lago do Jurucurí. De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Meio Ambiente de Belterra deve apresentar a autorização para construção do muro no local. O parlamentar também comentou sobre a falta de energia na Flona do Tapajós e solicitou melhorias emergenciais nas comunidades afetadas e solicitou esclarecimentos da rede Celpa quanto essa constante falta de energia elétrica na zona rural do município. O parlamentar demonstrou indignação quanto o encerramento do convênio com a Polícia Militar.

Malú (DEM)
A vereadora esteve na Assembleia do Conselho Consultivo na comunidade Paraíso no município de Aveiro onde foram acordadas algumas situações como segurança pública e anuência das comunidades tradicionais. A falta de energia também foi um dos temas da reunião com os comunitários.
Sérgio Cardoso de Campos (DEM)
O presidente da casa legislativa destacou a discussão da saída da Polícia Militar do município e sugeriu a construção da unidade do Batalhão da PM em Belterra. 
____

Documentos em pauta:

APROVADO - Requerimento para a recuperação ambiental do trecho da transtapajós entre as comunidades de Jamaraquá e Caratinga - Autor do requerimento vereador Jurandy Dantas (PV).

APROVADOSolicita a concessão de área pública a construção do 5° Batalhão de Polícia Militar do município – Autor do requerimento vereador Rubney de Miranda Braga (PP).

APROVADOIndica dar nome de Doutor Almir Gabriel ao Hospital Municipal de Belterra – Autor do requerimento vereador Ulisses Medeiros (PSDB).

APROVADO Solicita a criação de uma rua na comunidade Aramanaí denominada Roberto de Aquino Pereira -– Autor do requerimento vereador Jonas Palheta (PSD).

APROVADO – Solicita a inclusão no calendário cultural do município o Festival da Xaperema na comunidade Jaguararí – Autor do requerimento vereador Malú (DEM).

APROVADOMoção de aplauso ao superintendente Jamil Casseb, Delegado Jardel Guimarães – Autor do requerimento vereador Rubney de Miranda Braga (PP).

1° SESSÃO EXTRA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA

APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO – Autorização para contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de dois milhões quinhentos e setenta e oito mil e cento e trinta e nove para compra de máquinas pesadas, caminhões entre outros.

2° SESSÃO EXTRA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA

APROVADO EM SEGUNDA VOTAÇÃO – Autorização para contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil no valor de dois milhões quinhentos e setenta e oito mil e cento e trinta e nove para compra de máquinas pesadas, caminhões entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo