Presidente da COOMFLONA Sérgio Pimentel, resebe o selo das mãos do representante da IMAFLORA, Marcos Planello. |
A cerimônia que marcou a inauguração da Ecoloja Tapajós, realizada no último dia (09) teve um “gostinho” muito especial para os cooperados da Cooperativa Mista da Flona Tapajós- COOMFLONA, é que neste evento a cooperativa recebeu o tão aguardado SELO FSC 100% COMUNITÁRIO.
Sérgio Pimentel, presidente da Coomflona, visivelmente emocionado recebeu o Selo FSC das mãos do representante da Imaflora, responsável pela certificação no Brasil que veio ao evento especialmente para este ato.
Ao longo do ano auditores do FSC- Brasil, estiveram realizando todo um trabalho que pudessem levar a Coomflona a receber o certificado que garante que o manejo realizado dentro da Floresta Nacional do Tapajós, é feito de forma responsável, respeitando todos as normas ambientais e de segurança e acima de tudo que é realizado pelos próprios comunitário. O Selo FSC – abre novos mercados além de agregar valor a madeira explorada, pois o selo vem garantir a procedência exigida no mercado internacional.
Para Sergio Pimentel, o selo também vem acabar com qualquer dúvida que por ventura pudessem haver quanto ao manejo realizado pela COOMFLONA e o mais importante é a comprovação do fim social que ela tem para as pessoas e para as comunidades, já que para ser certificado também é avaliado este quesito.
A COOMFLONA é modelo no manejo comunitário em escala comercial e de sustentabilidade. A floresta além de gerar renda, melhora a qualidade de vida do povo que vive nela e ainda permanece em pé. O que desperta o interesse de instituição como a UFOPA, que usa o manejo exemplar da COOMFLONA, para realizar estágios para seus alunos do curso de engenharia florestal.
Representantes dos órgãos parceiros da COOMFLONA, prestigiaram o evento |
Para Fábio Carvalho chefe do ICMbio, que lidera um equipe de quatorze pessoas, garante que para cuidar de uma Unidade de Preservação com as mesmas dimensões da Flona Tapajós, nos Estados Unidos e na Europa, é exigido o trabalho de mais de quinhentas pessoas. Ele confirma mais uma vez que, cuidar da Flona Tapajós com um número bem reduzido de servidores, só é possível por conta da parceria feita com os comunitários através da cooperativa.
Comunitários estes que agora são conscientes de que a preservação da floresta é a melhor maneira de garantir a subsistência das comunidades hoje e para as gerações futuras e juntos com o ICMbio ajudam a fazer da Floreta Nacional do Tapajós um modelo de Floresta Sustentável e uma das UC- Unidade de Conservação. mais protegida do Brasil, porque o próprio comunitário é quem cuida dela e protege de possíveis invasores.
Vale ressaltar que a Floresta Nacional do Tabajós é uma das unidades com menor índice de danos ambientais e com um número bem reduzido de exploração ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo