Na manhã de hoje estivemos acompanhando lideranças indígenas da aldeia de Bragança na Floresta Nacional do Tapajós que estiveram reunidos com o Secretario de educação do município de Belterra Luciano.
Na pauta os indígenas levaram algumas reivindicações referente a educação indígenas que segundo eles encontra- se abandonada sem merenda escolar, salários dos funcionários atrasados e uma serie de outras coisas que indignaram os lideres indígenas que chegaram expressar uma certa revolta com o secretário que é de origem indígena e mesmo assim tem tratado os seus "parentes" com um certo desprezo.
Embora revoltados as liderança indígenas não tinham reivindicações absurdas, mas sim alguns pedidos simples para que os pequenos curumins da aldeia possam estudar com o minimo de dignidade.
Veja as revindicações dos índios: carteiras escolares, quadro e giz, material de limpeza e merenda escolar, gás de cozinha, e uma combi para transportar os alunos já que o carro que a SEMED mandou para aldeia para transportar 14 alunos é um FIAT UNO, que se encontra com documentação atrasada. Pelas reivindicações observar - se que os índios querem apenas que o município garanta o minimo que eles tem direito.
Depois de ouvir as reivindicações calado o secretário se comprometeu solucionar os problemas em no maximo uma semana. Já o cacique da aldeia "Domingos" apesar de ouvir as promessas do secretário Luciano, não saiu muito confiante pois segundo ele já faz um ano que eles estão sendo enganados pelo secretário de educação.
O Blog do Patrocínio vai aguardar o prazo dado pelo secretario e irá ver in loco se realmente as promessas de Luciano foi cumprida. Estamos de olho!
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Indígenas da Floresta Nacional do Tapajós cobram o minimo de dignidade na educação indígena no município de Belterra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo