segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Alcoa incentiva produção de frango caipira em comunidade de Juruti

Produtores são incentivados a desenvolver um projeto sustentável, com garantia de renda para a família e diversidade alimentar para a comunidade

Aumento de renda para as famílias e geração de uma alternativa alimentar para a comunidade. Esses são os principais objetivos do Projeto Frango Caipira, desenvolvido pela Alcoa, através do seu Programa de Apoio à Produção Familiar, junto às comunidades de Juruti onde a empresa mantém um empreendimento de mineração de bauxita.

O projeto foi implantado no final de 2016, na comunidade Prudente, região de Juruti Velho, nas modalidades frango de corte e galinhas poedeiras. Os dois modelos apresentaram resultados satisfatórios já nos primeiros lotes, com a venda de frangos abatidos e ovos, o que gerou renda extra para as famílias.

É o caso do produtor João Batista da Silva, 48 anos, casado, pai de 5 filhos, que mantém em seu quintal um aviário de 28 metros quadrados, com 80 galinhas poedeiras da raça Gigante Negro. As seis dúzias de ovos produzidas por elas diariamente, são vendidas na própria comunidade.

“Pra mim, o projeto é muito importante, pois me deu uma renda semanal com a venda dos ovos, além do consumo para a minha família. Também tenho as galinhas poedeiras que vão sendo abatidas conforme diminuem a produção de ovos. Já estou trabalhando para construir mais cinco metros de aviário para produzir também o frango de corte, que será mais uma renda, praticamente com o mesmo serviço que tenho agora pra cuidar do lote de poedeiras. Vejo que o negócio tem futuro”, garante João Batista. 

A presidente da Associação dos Assentamentos Prudente e Monte Sinai, Valdiva Maciel, também aposta no projeto. “Está sendo uma experiência muito boa para os produtores e suas famílias. A Alcoa deu todo o apoio necessário e a atividade deu um impulso na renda das famílias. Vejo que a intenção deles é expandir, pois os técnicos foram preparando os produtores aos poucos para que assumam seu negócio”, ressalta Valdiva.

O gerente de Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, Rogério Ribas destaca que toda atuação da Alcoa com a comunidade está baseada nos alicerces da sustentabilidade, por isso incentiva o empreendedorismo e a autonomia da comunidade, buscando implementar ações com resultados de longo prazo. É o caso da produção de frango caipira, uma atividade comum para os comunitários que agora trabalham com uma perspectiva de mercado. “Assim, com a participação da família na realização das atividades, eles criam uma importante fonte de renda, além de proporcionar mais uma alternativa alimentar para a comunidade”, diz.

Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook emfacebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Ascom ALCOA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo