sábado, 30 de junho de 2018

Prefeitura de Santarém entrega novas Academias Públicas a população

Ação faz parte da programação de aniversário dos 357 anos de Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo de Esporte de Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou na quinta-feira (28), três academias públicas a população das grandes áreas da Prainha, Centro e Aeroporto Velho. As obras tem apoio do governo Federal através de emendas parlamentares do Deputado Federal Francisco Chapadinha.
As academias estão instaladas nas Praças Antonieta Dolores Teixeira e Barão de Santarém, conhecidas como Praça Júlia Passarinho e São Sebastião respectivamente, e ainda uma na Avenida Dr. Anysio Chaves, no bairro Aeroporto velho.
Cada academia conta com 14 equipamentos sendo: simuladores de caminhada, elípticos, bancos de abdominais, apoletes, barras de alongamento, leg press e pulley costas. Todos os aparelhos são de aço inox com resistência maior para o clima da região, evitando a ferrugem e os danos causados pelas chuvas e pelo suor.
O Prefeito Nélio Aguiar destacou que a entrega das Academias Públicas vai ampliar os espaços destinados às atividades físicas. E comentou sobre a importância de oferecer meios adequados, seguros e com qualidade contribuindo com a saúde da população. Ressaltou ainda que são compromissos resgatados com ajuda das emendas parlamentares do Deputado Federal Francisco Chapadinha. A execução da obra pela prefeitura e o complemento do projeto com recursos do tesouro municipal, por meio da aquisição de equipamentos de boa qualidade.
O prefeito também observou que a comunidade precisa assumir junto com o poder público a responsabilidade de cuidar, zelar e manter em bom estado de funcionamento as Academias Públicas, entendendo que não se trata de um bem do prefeito ou do deputado, mas de todos.
A exemplo das demais obras, os espaços também foram viabilizados com recursos provenientes dos impostos pagos pelo contribuinte e por isso, a comunidade precisa se sentir responsável pela preservação dos equipamentos. "Fala-se muito da corrupção que realmente precisa ser repelida, banida do meio da sociedade, assim como as mazelas sociais precisam ser combatidas, que também ocorrem com a destruição dos bens públicos. Em vez de se viabilizar recursos para construir novas academias, praças e escolas, vai-se reformar o que foi destruído, muitas vezes pela própria comunidade que é o maior interessado, e isso precisa mudar", sentenciou.
O prefeito Nélio Aguiar que também é médico lembrou que as pessoas ativas fisicamente podem conquistar melhor estado físico muscular e cardiorrespiratório; melhor saúde funcional e óssea; menor propensão a doenças coronárias, pressão alta, acidentes cerebrovasculares, diabetes, câncer e depressão; menor risco de cair e quebrar o quadril ou as vértebras e mais probabilidade de manter um bom peso.
O Deputado federal Francisco Chapadinha destacou que os recursos destinados aos locais são compromissos assumidos e que estão sendo honrados junto à comunidade. "Eu só peço que a comunidade cuide bem desse benefício, para usufruir em maior espaço de tempo e, com isso manter um instrumento de boa qualidade que contribuirá com a saúde das pessoas". Chapadinha disse ainda que com suas emendas parlamentares tem tentado atender a todos os municípios do estado do Pará, em especial os da região oeste, destinando maiores recursos para Santarém, em torno de 42 milhões de reais em investimentos.
O Deputado Estadual Hilton Aguiar também esteve participando das solenidades de entrega das três Academias Públicas e disse que a boa parceria com o Prefeito Nélio Aguiar e o Deputado Federal Chapadinha vem trazendo bons resultados aos municípios paraenses.
O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões afirmou que as obras fazem parte do Programa: Esporte e Grandes Eventos Esportivos, do Ministério dos Esportes com contrapartida do governo municipal. "Vamos continuar trabalhando na construção de mais três levando a vários bairros espaços para quem busca lazer e qualidade de vida", destacou.
Para a secretária de Educação Mara Belo, as Academias Públicas vão contribuir com a saúde das pessoas, que mediante agendamento terão condições de exercitar-se gratuitamente. Belo ressaltou que um dos objetivos do governo municipal e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é cuidar bem das pessoas e esse cuidado também se faz com a oferta de equipamentos públicos que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, destacou que o programa possibilita o desenvolvimento das atividades preventivas com relação à saúde. "A população só será estimulada se tivermos uma política púbica que facilite o exercício físico e, que a cada dia, isso possa ser praticado de maneira a contribuir com a saúde preventiva do cidadão", observou a secretária que também destacou a importância da organização dos bairros para mobilizar a população a encontrar meios adequados de preservar os equipamentos e ajudar a prolongar a durabilidade.
O Coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Semed, José Maria Lira informou que a entrega dos espaços a comunidade é de grande valia. Segundo ele, a cidade dispunha até então de cinco equipamentos, portanto as três novas academias irão somar e contribuir com a prática de atividades físicas. "É um momento importante quando a nossa cidade comemora 357 anos de história e as novas academias vem para contribuir com o social e com a integração dos bairros", observou.
O coordenador do NEL informou ainda que as Academias estarão abertas ao público nos períodos da manhã e da tarde, sempre com a presença de um professor de educação física, em dias alternados, para evitar prejuízos à saúde das pessoas que praticam esse tipo de atividade.
Lira falou ainda que todas as academias públicas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e que o universo de atendimento nas academias já instaladas anteriormente gira em torno de 40 a 60 pessoas diariamente. Lembrou que segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) para cada dólar investido em esporte e lazer são economizados três dólares com o tratamento da saúde das pessoas. Ou seja, além de propiciar o bem estar da população por meio das atividades físicas ainda se economiza recursos com medicamentos e doenças causadas pelo sedentarismo.
O presidente da Associação de Moradores do bairro da Prainha, Raimundo Adevaldo Valente agradeceu a implantação da valiosa obra que no atual governo, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, tem dado mais atenção ao bairro, atendendo a comunidade com obras significativas, a exemplo da implantação de uma Unidade de Educação Infantil (Umei), agora a Academia Pública e o anúncio da construção do Posto de Saúde da Vila Arigó.
"A Academia vem trazer grandes benefícios à saúde das pessoas que precisam fazer atividades físicas, inclusive por recomendação médica e que nem sempre podem pagar para se exercitar em locais privados", disse a presidente da Associação de Moradores do bairro Centro Antônia Padilha Moraes.
O monitorador do Projeto Vida Saudável, no bairro Aeroporto Velho, Manuel Pereira Silva disse que se trata de um significativo benefício a população oportunizando a prática de atividades físicas. "Eu que sou professor de Educação Física sei o quanto o exercício físico é importante para a prevenção de várias patologias", salientou. Se o município investe na prevenção da saúde das pessoas através do exercício físico, certamente vai contribuir para reduzir as filas de espera nos hospitais da cidade.
Confira os horários de atendimento das Academias:
Academia do Júlia Passarinho - manhã: 7h às 9h / tarde: 17h às 20h
Academia São Sebastião - Manhã: 7h às 9h / tarde: 17h às 20h
Academia Anysio Chaves - somente a tarde: 18h às 21h

Fonte: Ascom P.M.S 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo