quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeito de Tomé- Açú encontra-se foragido


Polícia Civil apresenta acusados de executar 


empresário e advogado em Tomé-Açu


FOTOS: SIDNEY OLIVEIRA (AGÊNCIA PARÁ)

Polícia Civil apresenta acusados de executar empresário e advogado em Tomé-Açu

O prefeito de Tomé-Açu, Carlos Vinícius de Melo Vieira (PMDB) e o pai dele, Carlos Antônio Vieira, são apontados como os mandantes das mortes do advogado Jorge Guilherme de Araújo Pimentel e do empresário Luciano Capácio, ocorridas no último dia 2 de março, no município de Tomé-Açu, nordeste do Pará. Eles estão com mandados de prisão decretados pela Justiça, mas continuam foragidos. Dois dos três executores das vítimas estão presos e foram apresentados, neste sábado, 6, na Delegacia-Geral da Polícia Civil, em entrevista coletiva a jornalistas. Outra pessoa apontada por dar fuga aos pistoleiros também está presa. Outra pessoa, indicada como intermediário da contratação dos criminosos, já está identificada e com mandado de prisão decretado.

Presos, coletiva de imprensa e armas apreendidas

À frente o delegado-geral, Rilmar Firmino, a apresentação dos indiciados, Wellington Ribeiro Marques, 37 anos, de apelidos “Teco” ou “Neném”, e de Carlos André Silva Magalhães, 27, de apelidos “Tico” ou “Andrezinho”, contou ainda com as presenças da delegada-geral adjunta, Christiane Lobato; do diretor de Polícia do Interior, Silvio Maués; do diretor de Polícia Especializada, João Bosco Junior; da delegada Cláudia Renata Guedes, da Divisão de Homicídios e responsável pelo inquérito, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, Jarbas Vasconcelos. Os dois acusados de matar a tiros as vítimas foram presos em 17 de março deste ano, por policiais civis, que os abordaram em uma barreira de fiscalização policial, na rodovia BR-316, em Gurupi, na divisa do Pará com o Maranhão.
Duas armas de fogo apreendidas e que podem ter ligação com o crime foram apresentadas. Ambos já eram foragidos de Justiça, onde respondem por diversos crimes, a maioria, homicídios. Wellington é apontado como pistoleiro profissional, com atuação na região de Paragominas, no nordeste paraense, onde é acusado da autoria de, pelo menos, seis homicídios.  Os presos estavam em um carro que, segundo informaram à polícia, pertencia a uma serraria, localizada no município de Moju, para a qual os dois envolvidos trabalhariam. Ambos contaram em depoimento que saíram da cidade de São Raimundo Nonato, no Estado do Piauí, com destino a Moju.  Aos policiais, os acusados informaram que trabalham há cerca de um mês e meio na serraria, na extração de madeira. Carlos André é acusado de outro homicídio em Tomé-Açu.

Na coletiva, o delegado Silvio Maués prestou informações sobre as investigações, por meio de um slide, no qual informações colhidas no inquérito foram mostradas. Segundo ele, há um terceiro executor envolvido no duplo homicídio. “Ele (o executor) já está identificado e com mandado de prisão decretado pela Justiça, mas não iremos ainda divulgar informações sobre porque as investigações podem ser prejudicadas”, explicou. Outro envolvido no crime, Jorge Augusto da Silva, já está preso, mas, por enquanto, não será apresentado à imprensa.
Ele é apontado como a pessoa que deu apoio aos pistoleiros na fuga.  Outro indiciado por participação no duplo assassinato foi o empresário Raimundo Barros de Araújo, conhecido como “Raimundinho”, que atua no ramo madeireiro em Tomé-Açu e Paragominas. Ele é apontado como intermediário na contratação dos pistoleiros. O delegado frisou que as investigações ainda estão em andamento e, por isso, ainda há informações a serem apuradas no curso do inquérito. Desde o dia do crime, as investigações se centraram na busca de testemunhas, na confecção de retratos falados e na realização de perícias.

Em sentido horário: Rilmar, Cláudia Renata, coletiva, Jarbas e Silvio Maués
Em sentido horário: Rilmar, Cláudia Renata,
coletiva, Jarbas e Silvio Maués
De início, surgiram três linhas de investigação para o duplo homicídio: crime passional, desavenças pessoais e desavenças profissionais. As investigações mostraram que a causa do duplo assassinato foi uma animosidade entre o prefeito de Tomé-Açu e Luciano Capácio, pelo fato de o empresário ter parado de dar apoio político ao prefeito, pois Luciano almejava a presidência do PSDB na região para buscar a candidatura a prefeito de Tomé-Açu. Como retaliação, o prefeito Carlos Vinícius mandou cancelar o aluguel do maquinário de propriedade de Luciano Capácio para a Prefeitura Municipal.


Aliado a isso, houve denúncias feitas por Luciano Capácio, junto com seu advogado, Jorge Pimentel, quanto a supostas irregularidades num empreendimento imobiliário do grupo empresarial pertencente ao pai do prefeito. Por conta disso, as investigações mostraram que, para calar o empresário, o prefeito e o pai planejaram encomendar a morte de Capácio. Para tanto, entraram em contato com “Raimundinho” para que contratasse um conhecido dele, de apelido “Andrezinho”, conhecido pistoleiro em atuação na região de Tomé-Açu. As investigações prosseguem para prender os demais envolvidos no crime.
Fonte: Policia Civil/PA

12 comentários:

  1. Bloggeг: Blog do Pаtгoc�nіo
    słuchając niespodziewanie zbуtnio Prοjeκtowanіe ogrodĂłw sobą tumult projektowanie ogrodu Łódź
    kół а także końsκie chгapaniе.


    Potrzebowała, na odwrót podprowaԁziło sρuchnięte gіwera.
    Trochę uԁегzyło w plecy,
    owiał namiętnу

    tchnienіe. Padła płasko, nie czując nadal bólu, rozpryskując kałużę.


    Ρodnosiła ѕię niеskładnie, ρrzy łba z
    pluskiem wρarło się w plаnetę monstгuаlne

    kopyto. Pгzeturlała się na bok, przy tаńсzącym w
    zaprzęgu koniem, ωstrzymywanym

    bгu.

    ResponderExcluir
  2. toda a populaçao de tomé açu já sabia quem era o autor do crime. lá nesse municipio impera a lei do silencio. quem fala morre. mas o mau ainda está por lá. se a policia investigasse o morador de lá chamado junior la`casa. iria descobrir muitos mais crimes, pois ele é quem comanda a máfia.

    ResponderExcluir
  3. jr do lacasa,luciene,fred,daniel pinto e outros devem perder a mamata pois a casa caiu.E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda tem mais gente q tava crecendo u bucho,comprando fazenda,carro novo,e etc eita prefeitura boa!

      Excluir
  4. só anonimamente podemos comentar algo sobre essa mafia ai. alem de pistolagem. eu sei q ela se espande à outras areas como até assalto a cargas de caminhões. esse municipio é digno de uma intervenção federal.

    ResponderExcluir
  5. MOREI NESSA MERDA DE LUGAR CHAMADO TOMÉ-ACÚ! EU SABIA QUE ESSA BOSTA DE PREFEITO NÃO VALIA NADA, MAS O POVO BRASILEIRO TEM QUE TOMAR MUITA PORRADA NA CARA! POVO OTÁRIO, BESTA E IMBECIL QUE VOTA NO CARA SÓ POR QUE TEM DINHEIRO, OU ACHAM BONITO. NÃO SEI SE TER O FUCINHO CURTO E A CARA DE PORCO ESPINHO PRA MIM É SER BONITO IGUAL ESSE AÍ, MAS SÓ SEI QUE ESSE PAÍS CHAMADO BRASIL VAI MUITO MAL MESMO, DIFÍCIL VIVER EM UMA TERRA DESSA QUE SE CHAMA BRASIL E QUE OUTRORA JÁ FOI BOA, MAS QUE A CADA DIA VAI PIORANDO MAIS E MAIS, POIS O POVO NÃO SABE VOTAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rico por causa da prefeitura, quando perde aprefeitura ligeiro, abri u bico!

      Excluir
  6. todo o mal deve ser investigado e os culpados na cadeia nossa LEI funciona pena que logo estarao soltos p fazer o que querem de novo!!!!(nao a dianta chora e a realidade)

    ResponderExcluir
  7. ainda tem mais gente q si consagram pistoleiro, q apolicia tem q investigar e q era amiguisimo do prefeito, um tal de um `chico doido,

    ResponderExcluir
  8. tem gente ke comeu do bem e do melhor em Aomé-Açu e vai embora da cidade e ainda tem a safadeza de chama a cidade de merda,merda e kem te teve pos eu nascir foi em Tomé-Açu,fez bem tu te ido embora de Tomé-Açu seu merda

    ResponderExcluir
  9. Tomé-Açu não e merda e sim kem o chama

    ResponderExcluir
  10. tenho o sangur dr tome-açu nas minhas veias , eu amo minha cidade e não quem a governa ou faz as suas cagadas , não concordo q seja chamada de merda , pos as pessoas q moram nela são onestas e trabalhadoras , muito deferente de quen a governa.

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo