sábado, 6 de abril de 2019

LETREIRO É INAUGURADO NA ORLA DE SANTARÉM

Por Sara Nobre

Depois de muita polêmica, foi inaugurado na sexta-feira, 5 de abril, o letreiro de Santarém no oeste do Pará. O trabalho levou dois meses para ser finalizado, e agora está disponível para a apreciação da população que passar pela orla do município. De acordo com o responsável pela obra o artista plástico Apolinário, o convite para construir o letreiro surgiu quando ele estava finalizando o de Alter do Chão “Eu recebi o convite quando estava terminando o de Alter do chão, mais a construção desse do município foram dois meses de tempo, mais de trabalho mesmo, se a gente conferir, foi 15 a 16 dias trabalhados, os outros dias foram de espera natural de uma coisa para outra, a que foi entregue ontem em Santarém, é uma peça muito grande ela é praticamente 3 vezes o volume de material daquela de Alter do Chão, ela tem uma espessura maior em comparação com a da vila balneária”.

Em Santarém, o assunto sobre a construção do letreiro rendeu muitos comentários, principalmente depois que foi colocado o nome do empresário responsável por patrocinar a obra. O secretário de cultura de Santarém, Luíz Alberto agradeceu aos responsáveis pela obra e lembrou a importância do letreiro na frente de Santarém “Essa obra nos deixa com muita alegria, muita satisfação, e nós estamos à disposição caso outras pessoas queiram manifestar o seu carinho por Santarém doando para esta cidade monumentos que eternize a nossa cultura”.

O letreiro trás uma homenagem á um artista santareno, Apolinário explicou como surgiu a idéia de homenagear Emir Bemerguy “A gente já tinha tido a idéia de homenagear o Emir, a ideia de ser ele o homenageado é por conta do letreiro de Santarém ter o compromisso de ser um letreiro original, decidimos fazer o de Santarém com uma identidade, já que o território era Tupaiú decidimos fazer baseado na cerâmica, por esse motivo à cor da obra”.

Quando perguntado sobre qual o sentimento do artista depois de ver a obra concluída, Apolinário respondeu, “O relacionamento que o artista tem com a sua obra, é um relacionamento materno de mãe com filho, alí você tá dando vida a um trabalho que vai beneficiar toda a população, a obra pública ela tem esse fascínio, e depois de pronta ela tem a magia de falar particularmente com o público e isso passa por cima de quem tá contra ou a favor, não é mais eu, e quem pagou, já é uma conversa particular de cada um com a obra.”

A expectativa agora é que a população que passar pela orla de Santarém aprecie a mais nova obra de arte.

Fonte: BLOG DO PATROCÍNIO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo