quarta-feira, 1 de maio de 2019

REPRESENTANTES DA SEMTRAS REÚNEM COM UNICEF E ACNUR EM RORAIMA PARA CONHECER PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO AOS IMIGRANTES VENEZUELANOS QUE POSSAM SER INSERIDAS EM SANTARÉM

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém esteve de 23 á 25 de abril nas cidades de Boa Vista e Pacaraima em Roraima para conhecer os trabalhos desenvolvidos em favor dos imigrantes venezuelanos. O convite foi lançado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Questões de abrigo, proteção, registro, infância e adolescência foram as principais pautas durante a  visita.
O objetivo foi buscar novas experiências que pudessem ser inseridas em Santarém que desde setembro de 2017 têm recebido vários indígenas vindos da Venezuela. Atualmente, estão sendo acolhidos em Santarém mais de 228 indígenas.

Devido à imigração, a Prefeitura instituiu um Comitê Intersetorial Municipal de Assistência Emergencial para Acolhimento a Pessoas em Vulnerabilidade Social composto por órgãos como o MPF, Defensoria Pública da União e Polícia Militar, para ampliar as parcerias e melhorar o acolhimento.

 Na ocasião, os representantes do Pará conversaram ainda com agentes de referência do Unicef e ACNUR sobre as respostas no âmbito da educação, proteção e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo