quarta-feira, 12 de junho de 2019

Movimentos e organizações apresentam ações de resistência em mesa de dialogo

O evento é parte das ações de sensibilização dos povos em defesa dos seus territórios
Os Movimentos em defesa dos rios Tapajós, Juruena e Teles Pires promovem no dia 17 de Junho, no auditório do Ministério Público do Estado, uma mesa de diálogo, com o tema “TESTEMUNHOS DE RESISTÊNCIA FRENTE AO SAQUES DOS NOSSOS BENS NATURAIS”. 

O objetivo é informar a sociedade santarena sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em defesa do território e contra os grandes projetos que o governo e empresas multinacionais pretendem instalar na região.
A programação vai destacar ainda as experiências de resistência dos Movimentos Xingu e Madeira em relação às hidrelétricas, e os impactos socioambientais da mineração no município de Barcarena e na região Amazônica. 

Representantes dos Movimentos em defesa dos rios Tapajós, Teles Pires e Juruena vão destacar as ações que estão desenvolvendo para sensibilizar a população sobre os prejuízos ambientais e sociais que este tipo de iniciativa pode ocasionar caso os projetos saiam do papel.

A mesa de diálogos também será um momento para socializar informações referentes aos projetos e normas legislativas que já impactam a região (ou podem impactar se aprovadas), como a flexibilização dos licenciamentos ambientais, redução das Unidades de Conservação, revisão do Código Florestal, novo Código de Mineração, expansão do agronegócio (inclui PL que libera o plantio de cana de açúcar no Bioma Amazônico), e outros. Ao final dos debates será feita a leitura da Carta das Águas.

O encontro conta com a parceria do Ministério Público do Estado, Projeto Saúde e Alegria, Centro de Apoio a projetos e Ações Comunitárias (CEAPAC), Grupo de Pesquisa “Direito à cidade e Projeto de Extensão “Espaços Transversais: perspectiva em meio ambiente” da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA).

Serviço:
Mesa de Diálogo “TESTEMUNHOS DE RESISTÊNCIA FRENTE AO SAQUES DOS NOSSOS BENS NATURAIS”.
Data: 17 de junho de 2017
Local: Auditório do Ministério Público do Estado, na Avenida Mendonça Furtado – Bairro da Liberdade.
Horário: 08 às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo