segunda-feira, 8 de março de 2021

HMS e UPA promovem programação especial no dia internacional da mulher

 


Nas duas Unidades a força de trabalho chega a 80% de mulheres. No HMS a liderança é toda feminina.

A manhã desta segunda-feira, 8 de março, começou diferente na recepção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), que celebrou o dia internacional da mulher com muita alegria, música e lanches. A homenagem, que seguiu as orientações de segurança, comemorou a data especial destacando a importância delas no ambiente hospitalar. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h também houve comemoração, um lanche da tarde e muitas risadas marcaram a data.

No Hospital, um saxofonista recepcionou as mulheres que chegavam para o plantão. Todas foram recebidas pela direção, coordenação e supervisoras com um motivador "Feliz Dia da Mulher". Além dessa recepção acalorada, elas ganharam um lanche da manhã. Para evitar aglomeração, nenhuma comeu o lanche na recepção, cada uma seguiu para o setor em que atua.

O HMS tem em sua gestão uma diretora geral, a enfermeira Christiani Schwartz que destaca o quanto as trajetórias dessas mulheres são inspiradoras e servem de motivação, principalmente pelo período difícil que enfrentamos. Elas estão na linha de frente, no atendimento assistencial e no cuidado dos pacientes,
“O Hospital tem muitas mulheres que fazem jornada dupla e até tripla e isso é incentivador. Esse é um momento de agradecer por poder compartilhar dos nossos objetivos e vontades com essas mulheres fortes que são maioria, dessa forma responsáveis pela promoção de saúde dentro de Santarém", enfatizou ela.

Após a apresentação musical houve a distribuição de chaveiros em cada setor com os dizeres “Você fica linda vestida de felicidade”. Para a coordenadora de enfermagem, Joycineia Assunção, essa foi mais uma forma de presentear e homenagear essas guerreiras. "Nós não mediremos esforços de demonstrar o quanto admiramos cada uma", afirmou.


Mulheres Inspiradoras

Em todo Hospital centenas de mulheres desempenham seus papéis com maestria. As mulheres são referências nos cuidados básicos dos pacientes. Diariamente são fontes de admiração e exemplos de respeito.
A auxiliar administrativa, Maria Elbe Lima, 65 anos, é mãe de 3 filhos, tem 6 netos e 1 bisneto. Ela se considera uma mulher independente, pois criou e educou os filhos com muito trabalho e dedicação. Segundo Maria, desde de o primeiro dia foi bem acolhida pelos colegas. “Eu me sinto muito bem trabalhando aqui, principalmente pelas amizades que cultivei. Eu encontrei mulheres maravilhosas que me apoiam”, falou ela.

A técnica de enfermagem, Nazaré Jati, de 61 anos, atua há mais de 36 anos na área da saúde. No HMS já são 12 anos de dedicação e amor. Ela é carinhosamente chamada por todo o Hospital de Nazinha e esbanja simpatia por onde passa. Essa mulher dedicada e divertida, é mãe de 4 filhos, avó de 12 netos e tem 5 bisnetos. “O Hospital é minha casa, eu sinto alegria quando estou aqui, eu amo meus pacientes, principalmente os mais idosos, adoro trabalhar com as minhas colegas. Quando eu tive COVID-19, o mais difícil foi ficar longe do Hospital e das minhas atividades. Eu sou de verdade muito feliz”, disse ela.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas a programação alusiva ao dia internacional da mulher aconteceu pela tarde, com entrega de lanches e o presente a todas as colaboradoras que atuam na Unidade.

Ascom HMS e UPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo