segunda-feira, 28 de julho de 2025

GRANDE PLENÁRIA DA UniTAPAJÓS MARCA POSSE DA NOVA DIRETORIA E REFORÇA MOBILIZAÇÃO PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS




Nesta segunda-feira (28), no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, aconteceu a *Grande Plenária da UniTAPAJÓS*, com a posse da nova diretoria da entidade que lidera o movimento pela criação do Estado do Tapajós.

O presidente *Emerson Silveira* conduziu a cerimônia de posse dos *23 coordenadores municipais*, representantes dos futuros municípios do Tapajós, além das *coordenadorias distritais dos cinco distritos em processo de emancipação*. Estiveram presentes diversas lideranças políticas e comunitárias, como os vereadores *Renilson*, *Josiel*, e a coordenadora distrital de Lago Grande, *vereadora Alba Leal*. Também marcaram presença o tesoureiro da UniTAPAJÓS, *Enos Silveira*, o diretor de memória do movimento, *Maurício Galúcio*, a coordenadora municipal de Santarém, *Letícia Fernandes*, a coordenadora de Rurópolis, *Dona Rúbia*, e o secretário *Sr. Areolino*.

A plenária contou ainda com representantes de vereadores e o enviado do presidente da Câmara, *Jandeilson*, representado por *Wesley*.

Durante o encontro, foi feito um panorama do trabalho do *Comitê Permanente em Brasília*, que atua junto ao Congresso Nacional em defesa da *aprovação da PLP 137/2015*, que trata da emancipação de municípios. Também foi discutido o *Decreto Legislativo nº 508/2019*, em tramitação no Senado, que visa a realização de um *plebiscito* apenas na área interessada na criação do novo Estado.

O presidente Emerson reafirmou que não deixará Brasília enquanto não houver a aprovação do Estado do Tapajós. Também destacou a importância da mobilização popular e institucional, incluindo universidades e escolas da região, para fortalecer a identidade tapajônica e preparar a população para o plebiscito.

A plenária foi finalizada com a leitura dos 39 membros da nova estrutura organizacional da UniTAPAJÓS, incluindo o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal e as coordenadorias municipais e distritais.

A luta continua, e a UniTAPAJÓS segue firme com a missão de construir o novo Estado Tapajós para o desenvolvimento da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo