Na sessão desta terça-feira (05), a vereadora Ivanira Figueira (PSD) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém para anunciar o protocolo de um Projeto de Lei de sua autoria, que visa garantir prioridade no atendimento médico, ambulatorial, exames e procedimentos para mulheres diagnosticadas com mioma uterino, no âmbito do município.
Em seu pronunciamento, a parlamentar destacou a importância do PL, motivado por experiências pessoais e relatos de outras mulheres.
“Já vivi essa situação, já passei por isso, já ouvi e presenciei muitas mulheres enfrentando essa doença. Já carreguei companheiras que sangraram por 30 dias, sem o mínimo de apoio. Eu mesma precisei de cirurgia para tratar o mioma”, relatou Ivanira.
A vereadora reforçou que a proposta busca atender, especialmente, as mulheres que dependem do SUS e não têm condições de arcar com um tratamento particular.
“Hoje mesmo recebi uma mensagem de uma comunitária que há anos aguarda por um procedimento cirúrgico. Por isso, peço o apoio dos meus colegas vereadores para que este projeto seja aprovado e possa transformar a vida de tantas mulheres que sofrem caladas”, acrescentou.
Ivanira também aproveitou o momento para sugerir que o poder público promova mutirões de saúde voltados para o diagnóstico e tratamento do mioma uterino.
“Mutirões podem salvar vidas. Essa é uma luta por dignidade, por saúde e por respeito às mulheres”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo