quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Usuários do SUS correm risco de vida em Belterra

O blog  noticiou na tarde de ontem e prometeu apurar o caso em que uma pessoa teria entrado em coma no momento em que era submetida a uma sirurgia dentro do Hospital de Belterra. Pois bem, o caso é grave e pode complicar ainda mais a vida da vereadora licenciada Elizelma Macedo(PMDB), atual secretária de saúde do município de Belterra.
No dia 03 de agosto (quarta-feira) , a Sra Maria Albenice Oliveira de 29 anos de idade com pré-operatório de retirada  de tumor na coluna cervical, tal procedimento cirúrgico foi iniciado as 9hs da manhã pelo médico Iohan, a paciente teve parada cardíaca, segundo nossa fonte foi aquele corre-corre para tentar a reanimação da paciente, era um entra e sai de qualquer pessoa e vestidos de qualquer jeito que estavam, sem  o mínimo padrão de paramentação e  equipamentos adequados, então conseguiu-se o milagre de reanimá-la, e mesmo assim continuou-se o martírio e o médico monitorando a paciente, tendo a paciente entrado em coma e sendo levada as pressas para o hospital municipal de Santarém já por volta das 18;30hs, onde conseguiu-se uma vaga na UTI.
O médico Iohan Pereira Guedes é diretor do Hospital Municipal de Belterra e vem desde o início do mês de maio realizando estes procedimentos cirúrgicos naquela unidade de saúde tendo consciência de não haver nem estrutura física adequada e muito menos competência técnica tanto sua quanto de sua equipe, sendo que o mesmo médico generalista onde desempenha o papel de anestesista e cirurgião, juntamente com Enfermeiro Leonardo Augusto e auxiliar de enfermagem Ana Célia Feitosa. A sala onde se faz as “cirurgias” nos pobres usuários COBAIAS do SUS ,é a sala de parto onde foi feita algumas adaptações, não existe sala de assepsia, sala de pós operatório e muito menos a CCIH(comissão de controle de infecção hospitalar), indispensável em qualquer unidade hospitalar.Pra se ter uma idéia a construção do 3º bloco onde esta  sendo construído o centro cirúrgico, a central de esterilização e o centro obstétrico foi liberado neste mês de junho durante a visita do Governador a  Belterra. Um denunciante que não quis se identificar temendo represaria, pois todos já conhecem a forma como os funcionários são tratados e são perseguidos dentro da secretária e do governo Pastana, nos informou que as “cirurgias” são realizadas com freqüência e que não é a primeira vez que casos como este acontece. Segundo o denunciante uma laqueadura realizada no dia 26 de julho da Sra Juciana Almeida Reis de 27 anos , com duração de mais ou menos 3h , sendo que um procedimento deste poste leva  em média 30 minutos, este procedimento em virtude das condições já expostas teve alto índice de infecção levando a paciente a quadro grave em seu estado geral. E assim, os casos vão  se agravando como o ocorrido no dia 03 de agosto (quarta-feira). Um pedido de CPI para apurar todos os desmandos envolvendo a secretária municipal de saúde já foi protocolado na câmara municipal, mais até o momento apenas quatro vereadores são a favor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Ulisses, Reginaldo Lobo, Laura e Nilda Paixão, para que seja instalada a comissão será preciso o apoio da maioria. O blog vai acompanhar e divulgar o nome dos parlamentares que estão  conivente com todos estes desmandos que vem acontecendo em Belterra bem como apurar todas as vantagens que eles recebem dentro do governo.

5 comentários:

  1. Infelizmente tal blog foi infeliz em citar tais situações , onde mostra que o informante que se diz ter, não tem nem capacidade técnica para descrever tais comentarios ou esta omitindo fatos que ocorreu em tal situação, entra em contradição quando diz que a equipe não tem competência técnica , sendo que reanimação de um paciente em parada cardiorespíratoria se não feito da maneira correta, ou seja TÉCNICA CORRETA não surti efeito desejado. Então ta aí a contradição se não tem competencia como foi realizado a reanimação pela equipe, tal procedimento que em muitas das vezes nem em grandes centros e realizado com sucesso o proprio texto contempla e ironicamente fala em milagre, transmintindo para o leitor apenas o que querem que o leitor pense.

    ResponderExcluir
  2. Será se tão sendo aprovado os comentarios? agradeço se for aprovado comentario anterior

    ResponderExcluir
  3. Não há omissão nenhuma nessas informações, vc sabe onde fica o hospital de Belterra? Vai lá e confere pra ver se tem alguma mentira na descrição acima, vamos fazer um baixo assinado para a retirada desses medicos e politicos mal treinados do municipio em questão, qual suporte que o hospital e o "médico" Iohan Pereira Guedes estão dando para a paciente Maria Albenise Oliveira que até a presente dada continua no hospital de Santarém? Nenhuma eu mesmo fui conferir... Outro caso foi o da criança que morreu ao nascer com golpes na cabeça dado por "profissionais" do hospital de Belterra, tenho várias fotos dos dois casos citados para a devida comprovação.....

    ResponderExcluir
  4. vamos fazer alguma coisa povo belterrense, segue o link para falar e divulgar tais absurdos: http://www.rtvpontanegra.com.br/exibe_mural.php?exibe=mural.php&pagina=1

    ResponderExcluir
  5. boa...tarde!moro em belem e sou da area da saúde estive em belterra o hospital ñ tem os equipamentos adequados pra internação os proficionais ñ são capacitados,ñ tem médico de plantão nós pedimos informações aos funcionarios ñ sabem de nada,tem dois tecnico em enfermagem de plantão e um enfermeiro.
    as salas de internação ñ tem encanação de oxigenio é garrafão de oxigenio todo enferrujado e sem proteção alguma essa é minha conclusão.

    ResponderExcluir

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo