quarta-feira, 23 de março de 2011

ESCASSEZ DE ÁGUA É REALIDADE EM BELTERRA

Noticias que circulam hoje nos principais jornais e rede mundial de computadores dão conta que o Brasil, país com maior potencial em recurso hídrico do mundo corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Também Será preciso garantir que estes investimentos cheguem até a população, em Belterra a área urbana a décadas já vem sofrendo com a escassez de água, a maioria da população não possuem água encanada e o serviço de abastecimento é feito de forma precária por carros pipas que fazem a entrega da água em latas e em camburões que ficam a beira da estrada sem nenhum cuidado de saúde. Apesar dos recursos que a prefeitura tem recebido nos últimos anos pouco tem sido feito para resover esta poblemática mesmo sendo promessa de campanha do prefeito Geraldo Pastana(PT).

O exemplo deste descaso é a construção de um Micro Sistema de Abastecimento de Água que iniciou no dia 27 de outubro de 2010 e deveria ter sido inaugurado em dezembro do mesmo ano e que atenderia grande parte da população central de Belterra até agora não foi concluído, a obra é resultado de um convênio com o governo federal de nº 649062 / original TC/PAC 0234/08 no valor de 600 mil reais e contra partida do município no valor de 20,8 mil reais está paralisada. Os moradores da rua Frei Vicente que não quiseram se indentificar por temerem represária e até mesmo terem o abastecimento do carro pipa suspenso ,temem que com a paralização da obra o tão sonhado Micro Sistema entre para a lista de tantas obras iniciadas e inacabadas do governo mais prosperidade pra Belterra.

Detalhes do Convênio/ Denuncias de Inregularidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo