quinta-feira, 12 de maio de 2011

No Pará, cidade das bicicletas se adapta a vida on-line

O G1 vai mostrar na série lig@dos, como pessoas de diferentes locais se relacionam com a tecnologia. Na primeira etapa foram escolhidas três cidades em diferentes estados da região Norte do país.

Com 35 mil habitantes e fundada há mais de 100 anos, Afuá será uma delas. Cidade paraense localizada na Ilha do Marajó, só recebeu sinal de celular e provedor de internet há cerca de dois anos. A população, no entanto, já se adaptou às novas tecnologias e não consegue mais viver desconectada.

Próxima de Macapá (AP), Afuá recebeu o apelido de “Veneza Marajoara” graças às palafitas instaladas na cidade desde a sua criação. Segundo a secretaria de Turismo, enchentes invadem as ruas do município a cada quatro anos. Devido a sua constituição exótica, o único meio de transporte disponível aos cidadãos são as bicicletas. Os barcos vêm em segundo lugar. Carros e motos não são permitidos em Afuá.

A telefonia móvel chegou ao município no primeiro semestre de 2008 e, hoje, a cidade conta com um provedor de internet via rádio. Além de três lan houses, uma loja autorizada da operadora de telefonia móvel foi aberta em Afuá. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), havia apenas um provedor do chamado Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) na cidade no primeiro trimestre de 2007. Hoje, existem cinco.

Telecentro de Afuá tem sala com acesso à internet para estudantes (Foto: Laura Brentano/G1)Telecentro de Afuá tem sala com acesso à internet para estudantes (Foto: Laura Brentano/G1)

Educação Nenhuma escola em Afuá tem laboratório de informática. O primeiro está sendo montado pela única instituição de Ensino Médio de Afuá. No entanto, há 3 anos, a prefeitura criou dois telecentros que contam com computadores conectados à rede e aulas de informática. A cidade também tem PCs com internet na biblioteca pública e no Centro Paroquial, que também oferece cursos.

Além de ter apenas uma escola de Ensino Médio, Afuá não conta com universidades. “Temos cursos de graduação para formar professores em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade da Amazônia (UNAMA). Nesses cursos, as aulas acontecem apenas no período das férias (janeiro e julho) em período integral”, explica a secretaria de Educação de Afuá.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo