terça-feira, 11 de outubro de 2011

Temporal castiga Manaus

Os ventos durante o temporal da tarde desta segunda-feira, em Manaus, chegaram a atingir 85,2 km/h, maior marca já atingida este ano, de acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
A velocidade foi registrada na área do Aeroporto de Ponta Pelada, na zona Sul de Manaus, onde o volume de chuvas atingiu 3,8 milímetros cúbicos. De acordo com o meteorologista Lucas Mendes, do Sipam, a velocidade é bem acima da média mesmo para momentos com rajadas de chuva. “O vento médio em Manaus varia de 5km/h a 10km/h. Em rajadas de chuva, a média fica entre 40km/h e 60 km/h. A velocidade registrada em Ponta Pelada foi bem intensa para a região. Não dá para chamar um evento como esse de raro, mas foi muito forte”, explicou ele.
Em outras áreas da cidade, a velocidade dos ventos não foi tão intenso. No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, zona Oeste, os ventos chegaram à velocidade de 24,6km/h, com um volume de precipitações maior que o de Ponta Pelada: foram 8,4 milímetros cúbicos de chuva naquela área. Na Av. Humberto Calderaro Filho, Adrianópolis, zona Centro-Sul, os ventos chegaram 41,8km/h, com 16,6 milímetros cúbicos de chuva acumulados até as 14h.
De acordo com o meteorologista do Sipam, o temporal foi intenso por conta do tempo quente na cidade aliado à elevada umidade do ar. Segundo os dados do Sipam, a temperatura em Manaus, antes da chuva intensa, estava em 35 graus, com sensação térmica superando os 40 graus. A umidade do ar estava superior a 60%. “Com muito calor e muito umidade, foram criadas as condições propícias para uma chuva forte como essa”, explicou Lucas Mendes, ressaltando que do litoral do Espírito Santo até Manaus, há uma zona de convergência de umidade que causou estas chuvas intensas.
Tempo deve seguir chuvoso
Lucas Mendes explicou que a tendência é que o tempo continue chuvoso em Manaus, especialmente na segunda quinzena de outubro. “Este mês é um mês de transição do tempo quente para o tempo chuvoso em Manaus,, então a tendência é de que as chuvas continuem na cidade, mesmo que não seja em forma de pancadas como as de hoje”, explicou ele.
Ocorrências na cidade
Com a chuva forte e o vento intenso, muitos pontos da cidade registraram ocorrências por conta da chuva. No Centro de Manaus, vários outdoors e árvores caíram por conta da força do temporal. Na Rua José Paranaguá, por exemplo, uma árvore caiu em cima de dois carros e duas motos, deixando os automóveis bastante danificados.
Na zona Sul, a fachada da distribuidora de peças automotivas Rondobrás, localizada na Av. Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, despencou sobre 5 carros e um caminhão.Os proprietários dos veículos não estavam presentes no momento do desabamento, portanto não houve feridos. Os automóveis ficaram bastante avariados.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para remover os  destroços de cima dos veículos, que pertenciam a clientes e à Rondobrás. Marco Aurélio,  funcionário da loja,  presenciou o momento do desabamento. "Foi muito rápido. Começou a chuva e a fachada caiu de uma vez", ressaltou Marco.
Defesa Civil registrou 18 ocorrências
A Defesa Civil municipal recebeu, até às 15h30, 18 comunicados de moradores que tiveram prejuízos materiais causados pela chuva forte e ventos de até 85 km/h.
A maioria dos registros foi por conta de destelhamento de casas, totalizando 14 ocorrências. A zona Sul de Manaus foi a mais prejudicada pelo fenômeno meteorológico. Morro da Liberdade, Cachoeirinha, Raiz, Betânia, Praça 14 e São Lázaro foram os bairros atingidos pelo sinistro.
Uma casa de alvenaria localizada na rua Borba, Cachoeirinha, não resistiu à chuva e desabou.
Na Cidade Nova, zona Norte, um barranco deslizou na rua Elton Maio.
A chuva causou ainda alagação no bairro Monte das Oliveiras.
Não houve vítimas ou famílias desabrigadas.
A Prefeitura de Manaus orienta: ao menor sinal de perigo, saia imediatamente do local e chame a Defesa Civil por meio do número 199.

Fonte: Portal 24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo