terça-feira, 8 de novembro de 2011

" O Impacto" Sede do São Raimundo pode ir a leilão


A crise se instalou no time alvinegro de Santarém (PA). A conseqüência veio de vários fatos negativos. Podemos enumerar a desclassificação da segunda fase do Brasileiro da Série D em 2011, alguns jogadores que foram dispensados colocaram o clube na Justiça do Trabalho e a falta de dinheiro em caixa para quitar essas dívidas. Isso tudo pode resultar no leilão da sede do clube pela Justiça.

SANDRO LOPES FALA DA SITUAÇÃO – A reportagem de O Impacto conseguiu contato com o diretor Sandro Lopes, que nos informou da atual situação do clube. “O clube pode ter problemas judiciais por não estar podendo cumprir acordos, em virtude de retenção de valores de patrocínio, para quitar cheque sem fundo emitido pelo presidente Rosinaldo do Vale. Embora o Conselho Fiscal tenha pedido prestação de contas em 20 dias, já se passaram 25 dias e nada foi apresentado. Em contato com o presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Tadeu, o diretor do clube afirmou que ele se mostra conivente com as situações ocorridas e não quer convocar o Conselho para deliberar. Hoje, 13 conselheiros assinaram documento pedindo Assembléia Geral para providências contra o presidente licenciado Rosinaldo do Vale e contra Silvio Tadeu”, disse Sandro Lopes.
Sandro Lopes
O diretor do clube foi mais além e informou o seguinte: “Esses impasses estão atando as mãos da atual diretoria, com o surgimento de dívidas a cada momento, sem que tenha sido deixado nenhum rastro. Nos últimos dois meses da administração do Sr. Rosinaldo do Vale, este recebeu quase 300 mil reais e não prestou esclarecimentos, deixando dois meses de salários atrasados”, denunciou Sandro Lopes.
O Histórico do declínio do Clube – Tudo começou em 2008, quando os diretores do São Raimundo montaram uma grande equipe, que foi vice-campeã paraense de futebol, ganhando o direito de participar da Copa do Brasil e do 1º Campeonato Brasileiro da Série D. Na época, o técnico era Walter Lima, que montou uma grande equipe. 2009 foi o ano de glória do São Raimundo, que foi campeão da Série D e se classificou para Série C. A torcida enchia o estádio Colosso do Tapajós e o clube ganhou muito dinheiro. Porém, em 2010, começou a briga entre os dirigentes.
FATOS - O presidente Rosinaldo do Vale entrou em atrito com a linha de trabalho dos diretores Jardel Guimarães, Alberto Tolentino e Júnior Tapajós, que comandavam o departamento de futebol do clube. Rosinaldo resolveu interferir e o timaço que foi montado por Walter Lima, foi se desfazendo, pois alguns jogadores não tiveram seus contratos renovados. Rosinaldo resolveu contratar um técnico e quase um time inteiro do Rio de Janeiro, bem como realizou a pré-temporada do clube na Cidade Maravilhosa, sem consultar os diretores de futebol.
Rosinaldo do Vale
Deu no que deu. O São Raimundo foi o lanterna do Campeonato Brasileiro da Série C, foi desclassificado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Botafogo do Rio de Janeiro, perdeu o Campeonato Paraense. Isso tudo em 2010. Começou 2011 e novamente o time não foi bem, tanto no Campeonato Paraense quanto no Brasileiro da Série D. Jogadores não se entenderam com dirigentes. Chegou ao ponto do meia Renato Medeiros fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil onde relatava que havia sido ameaçado de morte pelo diretor Sandicley Monte, que para abafar a crise pediu licença do clube. Mas nada mudou, pois Rosinaldo do Vale continuava a usar e abusar, culminando com a saída dos diretores de futebol Alberto Tolentino, Jardel Guimarães, André Cavalcante e Júnior Tapajós, que não compactuavam com as arbitrariedades praticadas pelo presidente. Na ocasião, os diretores afastados denunciaram que havia um complô do presidente Rosinaldo do Vale e alguns membros do Conselho Deliberativo para realizar um empréstimo junto ao BNDES tendo o patrimônio do São Raimundo como garantia, bem como os salários dos jogadores ficaram atrasados e os mesmos ameaçaram não entrar em campo para realizar uma importante partida, aqui em Santarém.
O caso foi divulgado pela imprensa, fazendo com que o presidente Rosinaldo do Vale pedisse licença por 120 dias para tratamento de saúde. Raimundo Sampaio assumiu a presidência do clube provisoriamente, junto com outros membros da diretoria, como o advogado Sandro Lopes. Porém, foi descoberto que antes de sair de licença, Rosinaldo do Vale havia recebido o dinheiro do aluguel das dependências do São Raimundo, até o final do ano de 2011, deixando a diretoria provisória em situação difícil, pois não tinha dinheiro em caixa para quitar os compromissos, principalmente com os jogadores.
A crise se instalou, pois o clube não conseguiu classificação para a segunda fase do Brasileiro da Série D e alguns jogadores que foram dispensados colocaram o clube na Justiça do Trabalho.  E agora, o alvo maior da perda desse time alvinegro de Glórias poderá ser o leilão de sua sede, pela Justiça do Trabalho.
PANTERA TENTA QUITAR DÍVIDA NA JUSTIÇA DO TRABALHO – O advogado do São Raimundo, Odemar Pinto, disse à nossa reportagem, que o clube está correndo atrás de recursos para pagar a parcela atrasada, bem como quitar parte da dívida feita em acordo na Justiça referente ao mês de novembro, dos jogadores Renato Medeiros, Fernando Henrique, Fernandinho e Leandro Guerreiro, que colocaram o clube na Justiça do Trabalho. O acordo prevê o pagamento de 28 parcelas de R$ 2.500 para Renato, 18 parcelas para Fernandinho e 22 parcelas para Leandro. O advogado dos três atletas, Gilberto Álvares, teria entrado com uma petição na Justiça Trabalhista pedindo a execução da dívida, o que poderia provocar a penhora da sede do clube. Segundo o advogado alvinegro, tão logo o clube consiga R$ 15 mil, a petição será retirada e o acordo continua. “A Justiça do Trabalho estava em recesso no começo da semana passada, mas agora estamos tentando resolver o problema”, disse Odemar Pinto.
O caso é sério e deve ser olhado com mais carinho pelos membros do Conselho Deliberativo do clube, que pode ter seu patrimônio leiloado para quitar dívida trabalhista. A mesma coisa aconteceu com o São Francisco, que teve sua sede leiloada pela Justiça do Trabalho e ficou sem patrimônio. Os torcedores do São Raimundo esperam que esses problemas sejam resolvidos e que o patrimônio do clube seja preservado.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo