sexta-feira, 8 de março de 2013

AUDIENCIA PUBLICA DISCUTIU CONSTRUÇÃO DE TERMINAL HIDROVIÁRIO

População compareceu a audiencia pública/ Imagem BP

Hoje (07) pela manhã aconteceu a Audiência Publica na Câmara Municipal para tratar da construção do Terminal Hidroviário na cidade de Santarém o pedido foi de todos os vereadores e aprovado por unanimidade.

O evento reuniu  diversas autoridades locais de vários seguimento da sociedade como FANCOS, Sindicato dos Estivadores, Associação Empresarial e Delegacia da Marinha, donos de embarcações e políticos como deputado Antônio Rocha, prefeito Alexandre Von e  secretários municipais.
Lideranças e vereadores no plenário da C.M.S / Imagem BP

O diretor da Companhia de Porto e Hidrovias do Pará (CPH), Haroldo Bezerra, apresentou um estudo de viabilidade de quatro lugares onde provavelmente poderiam ser construído o  Terminal Hidroviário de Santarém, embora o técnico tenha mostrado o estudo de quatro áreas, 01. Praça Tiradentes, 02. Vila Arigó, 03. Area da antiga TCEJUTA e 04. Parque de exposição da feira Agropecuária ( Areas  ribeirinha próxima a estes locais). Apenas um apresenta condições para a implantação do projeto que é a área da antiga TCEJUTA, onde segundo o prefeito Alexandre Von, a prefeitura  já iniciou um processo de desapropriação da área,  mas que por conta da gestão passada que no mês de novembro  baixou um decreto tornando sem efeitos o decreto anterior que pedia a desapropriação não foi possível dá continuidade no processo.  

O prefeito garantiu  que já existe recursos no valor de 30 milhões de reais, recurso do governo do estado para essa obra e que esta semana baixou um novo decreto desta vez anulando o decreto de novembro da prefeita Maria do Carmo e tornado válido o decreto anterior que pedia a desapropriação da área da antiga TCEJUTA, tornado-a ainda mas propicia a receber os investimentos.

A cidade de Santarém com quase 400 mil habitantes é uma cidade estratégica que necessita urgentemente de um terminal de cargas e passageiros para que possa atender a demanda regional. 

Hoje os barcos atracam em um porto improvisado  na frente da cidade “ Porto da Tiradentes” causando grandes transtornos para quem precisa embarcar e desembarcar.

O porto da Tiradentes como é chamado, já foi noticia em vários meios de comunicação e é um péssimo cartão postal que além de não atender as necessidades dos usuários ainda tira a beleza da frente da cidade.

A praça Tiradentes patrimônio histórico do município está descaracterizada e vem sendo usada por marginais e usuários de drogas que tem tirado a paz de quem mora na área próxima a este logradouro. O poder judiciário já determinou inclusive a devolução da praça para a comunidade para que ela possa voltar a  usufruir daquele espaço de entretenimento e diversão.  

Para o vereador Chiquinho da Umes (PSDB) a construção do porto é algo de estrema necessidades  e que a câmara está fazendo o seu papel,  trazendo a sociedade para  as discutir as matérias  importantes para o município,  para que ela própria através das suas lideranças decida o que é melhor pra ela.

O vereador disse ainda que  se há recursos disponíveis e se o governo do estado já disponibilizou estes recursos então está na hora de fazer  “Eu acredito que agora na gestão do prefeito Alexandre Von, este Terminal Hidroviario vai sair do papel” finalizou o vereador otimista com o resultado da audiência pública.
Patrocinio e ver. Chiquinho da Umes/ Imagem BP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo