quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Doação de Sangue, Medula Óssea, Tecidos e Órgãos deve virar lei em Santarém

Vereador Dayan Serique, líder do PPS

Por Núbya Pereira
 Um projeto apresentado na Câmara, pelo vereador do PPS, Dayan Serique, deve amenizar os grandes problemas enfrentados nos hospitais e no Hemocentro de Santarém, no que diz respeito à falta de sangue. E também, promete contribuir com a conscientização e aumentar o número de doadores de órgãos, tecidos e medula óssea, no município de Santarém.
No Projeto de Lei, o parlamentar sugere uma série de vantagens para os referidos doadores, como por exemplo, a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concurso público municipal. A ideia é estender esse benefício para outras taxas e impostos da esfera municipal, como o próprio Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Conforme explicou o vereador, a isenção em concurso público municipal deverá ser exclusiva para doadores voluntários regulares de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea.
Falta de conscientização
A partir da proposta, o vereador Dayan Serique quer estimular a sociedade a se preocupar mais com a saúde pública. “Ainda há pessoas que só percebem a importância da doação de sangue ou de órgãos, tecidos e medula óssea, quando algum parente ou amigo precisa”, lamentou o parlamentar. Ele chamou a atenção para os inúmeros óbitos decorrentes, principalmente por conta da falta de sangue nos hospitais e no próprio hemocentro.
Vale ressaltar que já existe um parecer favorável na comissão de constituição e justiça o que facilita ainda mais a aprovação imediata. Depende apenas da sanção do executivo.
“A doação voluntária é fundamental, por isso precisamos propagar a importância do caso para os benefícios de toda a sociedade”, acrescentou Serique.
Doadores
É considerado doador voluntário regular de sangue aquele registrado no hemocentro da cidade, identificados por um documento oficial do Hemopa. Já os doadores de órgãos, tecidos e medula óssea são o que possuem documento que comprovem a doação. Neste caso, a família deve está plenamente consciente dessa declaração.
Esse tipo de doação ganhou proporção nos últimos anos, inclusive uma campanha alusiva ao mês do doador de órgãos e tecidos para transplante, vem sendo realizada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo