Vereador João Pedro- Lider do Pt |
BELTERRA- Desde o inicio do ano a COOMFLONA, juntamente com ICMbio tem recebido duras criticas por parte de alguns vereadores da base aliada ao governo municipal de Belterra.
Apesar de ser uma importante parceira da prefeitura, doando combustível e mão-de-obra para que obras sejam realizadas, parece que isto não basta para os nobres vereadores governistas que querem que a Cooperativa assuma o papel da prefeitura ou até algo mais.
Os críticos vereadores alegam que a madeira retirada no projeto de manejo realizado dentro da Flona, não deixa impostos para o município, porém esquecem de fazer a mesma critica aos Projetos de Manejos instalados, por exemplo, no Km 140 de onde sai milhares de metros cúbicos de madeira e de acordo com a legislação em vigor nada deixam para o município, diferente da Coomflona que sempre busca a melhoria da comunidade da Flona Tapajós, investindo pesadamente na comunidades e nas pessoas.
Decepção e indignação – Os comunitários da Flona Tapajós receberam com grande decepção e indignação as palavras do vereador JoãoPedro (PT), que foi eleito com votos originários da Flona e teoricamente deveria defender os comunitários e a sua cooperativa, porém não foi isso que ocorreu e o texto abaixo, extraído de seu discurso na câmara na ultima terça-feira, mostra o porque:
“... A Coomflona é uma instituição nossa, dos próprios moradores da flona, e nós trabalhamos para que ela surgisse hoje, trazendo benefícios para as nossas comunidades, então não é nada demais o que ela esta fazendo, esta rendendo com suas obrigações...”.
Desta forma o vereador esquece que a cooperativa não é responsável pela estrada e que ao concretizar parceria com a Prefeitura para a realização das obras é porque os comunitários estão cansados de esperar pelo poder público que os abandonou, assim como esta fazendo o vereador João Pedro (PT).
Aproveitando as palavras do Vereador João Pedro (PT), o líder do PMDB, vereador Damião, fez duras criticas e reafirmou que em sua visão a cooperativa não fez mais do que sua obrigação e que para ele não interessa se existe ou não parceria com a prefeitura, a cooperativa deve fazer as obras porque retirar madeira do município.
Vereador Damião- Lider do PMDB |
Em relação à Coomflona assim declarou o Vereador Damião (PMDB): “Quanto a Coomflona, nobre vereador (João Pedro), ela leva do município, então nada mais justo que retornar com algum recurso as comunidades. E eu vou mais além, o senhor lembra quando pelo ICMBio, fomos de certa forma desrespeitados quando cobramos do pagamento, entre aspas, do pedágio, de quem não mora (na Flona), acho que tem que ter esse retorno, É obrigação e para mim não interessa parceria!”
Ao que parece os vereadores querem que a cooperativa assuma o papel da prefeitura e realize todos os trabalhos que o poder público tem a obrigação de prestar aos comunitários, daqui a pouco vão querer que a cooperativa pague os professores e demais trabalhadores da saúde e da educação.
O que não se entende é o porquê tanta ingratidão, por partes de vereadores governistas, com uma importante parceira da prefeitura, que reconhece publicamente o apoio recebido da cooperativa. Será que os nobres vereadores estão enciumados?
A COOMFLONA está exercendo função de prefeitura e ICMbio,em todas as guaritas tem cooperados dando uma de fiscal...que não é função de cooperado nenhum fazer isso.
ResponderExcluir