quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

COOMFLONA reuni para a primeira etapa do planejamento 2014

A Cooperativa Mista da Flona Tapajós reuniu no último final de semana para fazer seu planejamento para 2014. Foram dois dias de muita discussão onde os cooperados tiveram a oportunidade de avaliar o passado e projetar o futuro. O encontro aconteceu no auditório do Serviço Florestal Brasileiro nos dias 20 e 21 e contou com a presença de alguns parceiros como ICMbio, Serviço Florestal Brasileiro e IEB.

Para o presidente da entidade Sérgio Pimentel, que encerra sua gestão no próximo dia 21 do mês de maio quando a cooperativa deverá eleger sua nova diretoria, a COOMFLONA está pronta para crescer ainda mais "Saio de cabeça erguida e como diz o Lula ,o alicese já está pronto, agora é hora de construir". Disse o presidente.

A administração de Sergio Pimentel, assim como sua diretoria foi bastante elogiada e as conquistas  foram destacadas como pontos positivos para o futuro, já que hoje a entidade tem sua sede própria avaliada em mais de 1 milhão de reais, onde funciona um escritório administrativo todo climatizado, com recepção, secretaria, setor administrativo, sala de diretores, sala de reuniões, tudo mobiliado. Além da Ecoloja Tapajós, que também funciona em prédio próprio. Outra grande conquistas da diretoria foi o selo FSC 100% Comunitário e o investimento em na capacitação dos Cooperados.

Para o ano de 2014 a Cooperativa pretende ampliar sua área de manejo e segundo Jeremias Dantas, a COOMFLONA deverá investir mais de 900 mil reais na construção da sua serraria, com apoio da Fundação Banco do Brasil, todo o empreendimento custará mais de 4 milhões de reais e gerará mais empregos e renda dentro da Floresta Nacional do Tapajós.



Outro ponto importante são os investimentos na área social, aberturas e manutenção das estradas da Flona Tapajós , além da possibilidade de um grande investimento na área cultural e de infraestrutura nas comunidades que irão  receberem turistas, já que este seguimento será a nova aposta da Cooperativa, que pretende explorar o turismo dentro da Flona a partir deste ano e para isto  deverá ser criado uma agência de turismo para atender esta crescente demanda.

As expectativas para as ações da COOMFLONA, não se limitam somente aos cooperados ou seus parceiros, mas sim a todos os moradores da Flona Tapajós que por muitos anos viviam em estremo abandono e isolamento e agora contemplam uma nova expectativa de dias melhores com geração de renda, não só por conta do manejo da madeira, mas sim por conta do Manejo Comunitário Sustentável da Floresta, principalmente no setor não madeireiro da Cooperativa onde os investimento são feito diretamente dentro das comunidades com a comercialização de produtos não madeireiros como o óleo de Andiroba e Copaíba, Castanha do Pará, Sacaca, Borracha da Seringa, Moveis, Couro Vegetal e toda especie de artesanatos que são vendidos na Ecoloja Tapajós.

Alé de que muita da vezes a COOMFLONA  faz o papel do poder público, principalmente no que se refere a recuperação das estradas, onde comunidades que historicamente viviam isoladas hoje contam com uma alternativa de transporte por terra, "Antes da COOMFLONA a gente passava de quinze e até um mês atras do prefeito e vereadores para ver se alguém vinha arrumar o ramal da comunidade, hoje  a Cooperativa arrumou todos os ramais e ainda ajuda a prefeitura com óleo dísel para que ela faça algo . Isto sem falar que quando alguém adoecia tinha que esperá um milagre, porque era quase impossível sair daqui" desabafa um comunitário.

O Panejamento anual da COOMFLONA, segue, e nos dias 06 e 07 de março  os cooperados voltam a se reunir para concluir seu planejamento, que será levado para aprovação na Assembléia geral do dia 21 de março que será realizada na comunidade de Maguary.
  

Um comentário:

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo