quarta-feira, 25 de junho de 2014

POVOS INDIGINAS DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS PODERÃO SER BENEFICIADOS COM PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA


Representantes das aldeias indígenas da Flona Tapajós estiveram reunidos na manhã de hoje (25), na sede da FUNAI - Fundação Nacional do Índio, com representantes das aldeias, Funai, Federação da Flona, Coomflona e ICMBio.

A reunião serviu para que a Cooflona, Federação e ICMbio, pudessem esclarecer aos membros da Funai, o processo a respeito do Programa Minha Casa Minha Vida Rural, que vem sendo realizado dentro da Floresta Nacional do Tapajós e que pode beneficiar os povos indígenas das aldeias existentes naquela unidade de conservação.

Para Orivaldo Serrão, presidente da Federação da Flona, o encontro teve como objetivo dialogar com a FUNAI, como órgão do governo e de representação maior dos povos indígenas, para que ela possa tomar conhecimento das políticas públicas que estão sendo implementadas na Flona Tapajós, e também buscar parceria para que os povos indígenas posam ter melhor qualidade de vida, já que hoje segundo as lideranças passam por grandes dificuldades. “Queremos a FUNAI próximo da gente” Disse Orivaldo.

Para os líderes indígenas presentes na reunião este é um momento aguardado com muitas expectativas, pois agora existe uma possibilidade para que o governo possa beneficiar os povos indígenas da Floresta Nacional do Tapajós. 

Para eles é preciso fazer o que for preciso, buscar parcerias com quem pode ajudar para que essa politicas se tornem reais nas aldeias. “Quem sabe nós, índios da Flona Tapajós, não seremos os primeiros índios a serem beneficiados com o Programa Minha Casa Minha Vida na Amazônia? Isso será um marco na história dos povos indígenas” Finalizou um líder indígena entusiasmado.

Uma reunião ficou marcada para o mês de julho na aldeia de Taquara, com essas mesmas entidades para avaliarem alguns pontos. Entre eles o modelo de casa a ser construídas e para isso o engenheiro que está cuidado deste projeto estará presente para tirar algumas dúvidas dos indígenas e Funai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo