Por Arthur Antunes Coimbra Acompanhei os jogos dos Grupos A e B da Copa do Mundo, que teve a primeira rodada encerrada na noite desta sexta-feira. Vou tentar trazer aqui para o site um resumo após cada rodada.
Começando pelo grupo do Brasil.
A Seleção Brasileira abriu a Copa em São Paulo num jogo que já se sabia que não seria fácil. Jogadores emocionados, o que é natural, já que não deve ser mole disputar um Mundial em casa, ouvindo o hino com a torcida e a pressão. O time foi bem, na minha opinião, diante desse cenário.
A Croácia tem uma boa seleção e acabou saindo em vantagem. Muito já se falou, mas achoque tem aspectos bem positivos nessa estreia. Jogadores tiveram poder de reação e conseguiram virar o jogo. Time aproveitou as chances que teve e conseguiu saldo de dois gols. Dois elementos fundamentais.
Vou acabar sendo repetitivo ao longo da Copa, mas um torneio curto geralmente é decidido nos detalhes. Detalhes como erros de arbitragem, por exemplo, para introduzir um tema muito falado no jogo do Brasil. Ok, o Fred aproveitou um braço e se jogou. Mas houve o braço. E o árbitro tem pouco tempo para decidir. Há 4 anos, o mesmo árbitro prejudicou o Brasil ao não dar um pênalti diante da mesma Holanda. Agora veio para nós. Não acredito em erro deliberado nesses casos, então segue o jogo.
Já fui prejudicado em Copas do Mundo como jogador e treinador, mas isso é outra história. Deixa pra lá.
Pior do que o erro a favor do Brasil ocorreu no jogo do México, do mesmo grupo do Brasil. Mexicanos poderiam ter feito saldo e saído na frente classificação não fossem duas anulações de gols legítimos. O domínio sobre Camarões foi grande, mas o placar apertado deixa todo mundo na briga... pela segunda posição.
Acredito que o Brasil deve confirmar o primeiro lugar no grupo passando por Camarões e México. Já no Grupo B, que é o que cruza com o brasileiro na fase seguinte, o destaque foi sem dúvida a grande goleada da Holanda em cima da atual campeã, a Espanha. Não era esperado, mas não me assustou até porque a Holanda trazia engasgada a derrota na final do Mundial de 2010. E aí insisto na história do detalhe que pode fazer a diferença...
Espanhóis estavam em vantagem com pênalti também polêmico, mas poderiam ter chegado ao segundo gol se o David Silva não tivesse tentado um golaço. Seria uma vantagem de 2 a 0 que poderia até abrir uma goleada. Fez muita falta esse gol. A Holanda empatou, virou e goleou com autoridade. Poderia ter sido até maior do que 5 a 1.
Mas vou dizer uma coisa. A Espanha não está morta, não. Em 2010, após perder a estreia, todos lembravam que jamais numa Copa a seleção derrotada na estreia havia conquistado o título. Pois os espanhóis acabaram com a escrita. A equipe é muito forte e essa derrota certamente mexeu com os jogadores. Vamos ver como vão reagir.
O segundo jogo do grupo B teve o Chile desperdiçando a chance de fazer saldo contra a Austrália, o que lá na frente poderia complicar mais para a Espanha. Um gol, dois gols. Mas uma falha e a Austrália fez um gol e por muito pouco a vitória tranquila não virou empate. O terceiro gol salvou. Esse grupo ficou interessante e vamos ter que ver a segunda rodada para entender os caminhos da atual campeã do mundo.
Espero que a arbitragem saia do foco. Neste fim de semana vamos poder ver em campo os rivais sul-americanos como a Argentina em ação no Rio e o Uruguai em Fortaleza. Tem mais jogo, mas o mais aguardado é sem dúvida o clássico entre Itália e Inglaterra.
Depois eu volto falando mais sobre a Copa!
Fonte: Zico na Rede
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo