segunda-feira, 7 de julho de 2014

Festival do Tacacá da Vila de São Braz foi um grande sucesso !!


São Braz é uma das comunidades do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte. Está localizada às margens da rodovia que dá acesso à vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém (PA). Tem no cultivo da mandioca e na produção de seus derivados uma de suas vocações. A venda do tucupi é fonte de renda dos comunitários, o que os motivou a realizar, anualmente, o Festival do Tacacá. A nona edição do evento aconteceu  nos dias 5 e 6 de julho e mais uma vez  foi um sucesso .


O festival, que já faz parte da programação cultural de Santarém, recebe cerca de três mil pessoas, segundo Ana Pedroso, 69, presidente do Conselho Comunitário de São Braz.

A programação, que iniciou na noite do sábado (5), a partir das 18 horas, e se estendeu até o final da tarde do domingo (6), abrange danças regionais, a escolha da rainha do tacacá e o sorteio de brindes. Além do tacacá, outras comidas típicas da região também foram servidas, como pato no tucupi e vatapá.


O Festival do Tacacá é o primeiro de uma série de 12 que serão realizados no assentamento Eixo Forte, de julho a dezembro deste ano. O calendário inclui festivais como o do açaí, na comunidade Santa Luzia, e o do charutinho, em Ponta de Pedras.


“Nós reunimos não só a federação, mas todos os presidentes das associações para definir datas e a elaboração dos projetos. O primeiro festival que sempre acontece é o de São Braz. Todos os festivais representam ganhos não só econômicos, mas culturais”, ressalta o presidente da federação do assentamento, Ladilson Amaral.



O assentamento

O PAE Eixo Forte foi criado em dezembro de 2005. Possui 12.689 hectares e capacidade para 1.400 famílias. Na área, existem 15 comunidades.


Ações do Incra

Desde a criação do PAE Eixo Forte, foram construídas 232 casas com recursos disponibilizados pelo Incra, no valor de R$ 3,5 milhões. Também foram repassados créditos - correspondentes a R$ 1.320.000 - a 550 famílias, empregados na aquisição de bens de primeira necessidade e para o início da produção.


Atualmente, há uma chamada pública em curso para a seleção de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural. O PAE Eixo Forte está incluso para que 910 famílias sejam atendidas.

ASCOM/INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo