sexta-feira, 6 de novembro de 2015

EMATER-PA de Belterra, se destaca no trabalho de distribuição de sementes com incentivo para produção de mudas em parceria com comunidades

O Escritório Local da EMATER-Pará de Belterra, sob a coordenação do Técnico Neuton Pantoja, está com uma programação de distribuição de sementes de qualidade para produção de mudas diversas a serem desenvolvidas nas próprias comunidades.
Já foram ministradas palestras de orientação sobre preparo de substratos e envasamento das sementes para produção mudas para aproximadamente 30 agricultores familiares, incluindo a área da BR 163, APA Aramanaí e Floresta Nacional do Tapajós.
Segundo o coordenador local da EMATER-PA, Neuton Pantoja, “o objetivo principal é a diversificação de culturas na implantação de Sistemas Agroflorestais –  SAF´s – em parceria com comunidades de 6 pólos produtivos no município de Belterra. Estes SAF´s também enriquecem o solo, incrementam a renda com a produção de polpas de frutas, assim como irão compor o reflorestamento de áreas alteradas.

O trabalho só está sendo executado graças as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belterra em conjunto com a Casa Familiar Rural de Belterra, a EMATER-PA Escritório Regional de Santarém e Escritório Local de Mojuí dos Campos, SEDAPI – Secretaria De Desenvolvimento Agropecuário e Piscicultura, além do IDEFLOR – Instituto de Desenvolvimento Florestal –, além de produtores de Mojuí dos Campos que estão doando já em regime de multiplicação, algumas sementes como de açaí e maracujá.
São inicialmente:
* 50kg sementes de Açaí BRS Pará (EMBRAPA) que iram gerar em torno de 60.000 mudas de Açaí;
* 1.500 sementes de Cumaru (IDEFLOR);
* 2.000 mudas de banana pacovan para produção e multiplicação de 6.000 mudas (a serem plantadas em fevereiro de 2016);
* 300 mudas de pimenta do reino (variedades Iaçará, Panniyur e karimunda) a serem plantadas com uso de tutor vivo de taperebá;
* 2.000 mudas de citrus (tangerina e limão) enxertados.
Desta forma, com o apoio destas 30 famílias serão produzidas aproximadamente de 65.800 mudas que irão beneficiar inicialmente as Comunidades de Boa Esperança na BR 163 km 68, Aramanaí, Revolta e São Domingos, e na Floresta Nacional do Tapajós, comunidades de Maguary e Piquiatuba, além de famílias indígenas de Bragança e Marituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo