Da Redação Revista MDA Notícias
A Igreja da Paz de Santarém, Pará, liderada pelo pastor Geraldo Batista, é a sétima maior igreja do mundo em frequência de pessoas por culto e amaior do continente americano. Os dados são de um levantamento feito pelo missiólogo norte-americano Warren Bird. Foi nesta denominação que a Visão MDA foi testada e implantada com sucesso pelo pastorAbe Huber.
De acordo com o estudo, a instituição brasileira tem uma frequência de 60 mil fiéis por domingo, divididos em vários cultos e núcleos. Na pesquisa, a igreja aparece em duas posições, com 50 mil e 10 mil fiéis, totalizando 60 mil pessoas.
Outro dado que chama atenção é que a Igreja da Paz Santarém é a única comunidade cristã no continente americano a aparecer na lista das nove maiores igrejas do mundo.
O estudo
O missiólogo Warren Bird vem pesquisando o movimento de megaigrejas evangélicas em todo o mundo desde 1991. Para manter os dados atualizados, ele conta com a colaboração de líderes cristãos em todas os continentes. Na pesquisa, Bird levou em conta crianças e visitantes.
A lista global está disponível gratuitamente em inglês e pode ser feitas cruzamento de dados por continente, país, cidade, tamanho da igreja, nome do pastor, ano de fundação e denominação. Também há uma relação das maiores igrejas dos Estados Unidos.
As 09 maiores igrejas do mundo
9º Pyungkang Cheil Presbyterian Church — 60 mil fiéis — Seul (Coreia do Sul)
8º Jesus Celebration Center — 60 mil fiéis — Mombaça (Quênia)
7º Igreja da Paz Santarém — 60 mil fiéis — Santarém – PA (Brasil)
6º Victory Metro Manila –65 mil fiéis — Manila (Filipinas)
5º Onnuri (All Nations) Community Church — 65 mil fiéis – Seul (Coreia do Sul)
4º New Life Church — 70 mil fiéis — Mumbai (Índia)
3º Calvary Temple Church — 70 mil fiéis — Hyderabad (Kukatpally) (Índia)
2º Deeper Christian Life Ministry — 75 mil fiéis — Lagos (Nigéria)
1º Yoido Full Gospel Church — 480 mil fiéis — Seul (Coreia do Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo