|
Antônio Sena (Coordenador substituto do ICMBio Regional), José Risoney da Silva (Gestor da Flona Tapajós), Léa (ICMbio), Wendell (Gerente do Basa-STM), Lsuriano Neto (SEDAP) Manoel Sousa "Faca" (Presidente da Federação da Flona), Jucá (Eng. Florestal Emater-PA, Neuton Pantoja( Coord. Emater-PA Bel) Arimar (Coomflona ) Marcelo Jares(Supervisor Regional Emater-PA ) |
Na ultima sexta-feira (10), o ICMBio juntamente com a Federação da Flona Tapajós, estiveram realizando um grande evento na comunidade de Nazaré, na Floresta Nacional do Tapajós para a entrega de DAP - Declaração de Aptidão do PRONAF. Esta declaração é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar – PRONAF. Mesmo sendo um direito do agricultor familiar, os moradores da Floresta Nacional do Tapajós só poderam ter acesso ao documento através de uma parceria entre Emater-PA e ICMBio, Federação da Flona e Coomflona através de um termo de reciprocidade que possibilita não só ao agricultor ter acesso a DAP mais também receber assistência técnica e treinamentos através de cursos que estão sendo ministrado dentro da UC (Unidade de Conservação).
|
José Risoney-Gestor da Flona Tapajós (ICMBio) |
Segundo o Gestor da Flona Tapajós, José Risoney da Silva, neste primeiro momento 140 família foram beneficiadas com a entregas de DAPs que abre um leque de oportunidades que irão propocionar geração de renda dentro da UC.
|
Lsuriano Neto e Manoel Sousa"Faca" |
Para o presidente da federação Manoel Sousa "Faca" este é um momento ímpa em que da alegria ver o sorriso de cada comunitário na hora de receber suas DAP. "É gratificante para nós ver isso, quero agradecer cada parceiro ICMBio, Coomflona, Emater-PA, SEDAP e tantos outros que juntos nos possibilitaram este momento". Disse.
|
Banco da Amazônia disponibilizou linhas de crédito para moradores da Flona Tapajós |
Além da entrega de DAP o evento marcou a inauguração da "Luz para todos" que contemplou centenas de famílias e a instalação de agroindústrias que vão alavancar a produção de polpas de frutas na região.
GALERIA :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo