Por Joabe Reis
Informações: Polícia Civil
A Polícia Civil deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira, 20, no município de Uruará (PA) que teve como alvo, madeireiras e a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).
A “Operação Virtualis” da Polícia Civil cumpriu vários mandados de prisão, busca e apreensões, em diversos municípios do estado do Pará, como Altamira, Uruará, Tomé-Açú, Pacajá, Senador José Porfírio, Dom Eliseu, Moju, Nova Esperança do Piriá e Belém, no Estado do Pará, além de São Luís (MA); Juazeiro e Feira de Santana (BA). Em Uruará 06 pessoas foram presas.
A operação desarticulou um esquema de fraude no sistema de comercialização e transporte de produtos florestais do Pará, o Sisflora.
Os mandados foram expedidos pela Comarca de Rio Maria, os crimes envolvem fraudes em notas fiscais de transporte de madeira. Servidores da SEFA foram presos. No município de Uruará houve a prisão de 04 servidores da SEFA e de 2 madeireiros (agenciadores de compra e venda de madeiras). Segundo informou a Polícia Civil foram presos, Aderido Messias da Silva, Sérgio Gutemberg Nunes dos Santos, Raimundo Franco Correa, Tiago Sousa Barreto, Antônio Celso Salesiano Vieira e André da Silva Sousa.
Delegacia de Polícia em Uruará
Os evolvidos devem responder por Associação criminosa, falsificação de documento público, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes. Os mesmos serão transferidos para Belém.
O esquema fraudulento se dava pela emissão de notas fiscais de transporte e guias florestais frias, sendo que os fiscais faziam vista grossa na averiguação.
Operação foi realizada pela Delegacia de Meio Ambiente, mas no município de Uruará os mandados foram cumpridos pela Polícia Civil local e polícias do município de Trairão, Placas, Rurópolis e Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo