Incra e Ministério Público do Estado (MPE) do Pará realizam hoje, às 14h, uma reunião sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). O encontro ocorrerá na sede do MPE em Santarém, localizada na avenida Mendonça Furtado, 3991, bairro Liberdade.
Foram convidados a participar representantes de Prefeituras no Oeste do Pará, da Secretaria Estadual de Educação, de instituições de ensino e movimentos sociais.
Em pauta, a formação de um comitê regional do programa e o projeto do curso de Especialização em Saúde Coletiva, elaborado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e apresentado ao Incra.
Esse projeto tem o objetivo de qualificar o atendimento em saúde nos assentamentos, com a capacitação de profissionais que já atuam em projetos da reforma agrária.
_O Pronera_
Por meio do programa, é possível a oferta de cursos de educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio); técnico-profissionalizantes de nível médio; de nível superior; e pós-graduação.
Para viabilizar novos cursos, é essencial a parceria com as instituições de ensino, tendo em vista que é de competência delas a elaboração dos projetos educacionais e a certificação aos alunos. O Incra atua como agente financiador e fiscalizador.
Assentados, filhos de assentados, pessoas que trabalham nos assentamentos, quilombolas e trabalhadores rurais acampados são público-alvo do programa.
_Indicações de fontes/Incra_
Orivan Matos, coordenador do Pronera no Oeste do Pará
Fabrício Dias, representante da coordenação nacional do Pronera
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo