No total de 65 pessoas voluntárias da Vila de Alter do Chão participaram na manhã desta quinta-feira (27) da primeira etapa do trabalho comunitário, de união, de fraternidade e festivo. Uma característica de lugares do interior da Amazônia denominado como Puxirum, em benefício do recolhimento da matéria-prima nativa para a construção da estrutura do barracão, onde ocorre o tradicional rito religioso da Festa do Çairé. A ação recebe o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a concentração foi às 07 horas na Praça do Çairé e o grupo seguiu para a retirada do material foi no ramal do Laranjal nas proximidades da Vila.
“É fundamental a participação do governo em todas as etapas, desde o Puxirum ao pós-Çairé e principalmente vivenciar essa essência dessa grandiosa Festa, que inicia aqui, na busca do material para a construção do barracão, a reunião dos povos, da etnia Borari, dos demais comunitários da Vila, dos parceiros e apoiadores. Portanto fico muito feliz nessa ação, na busca da palha, dos caibros, dos flechais, dos esteios e está in loco nesta ação. E prosseguimos com os demais trabalhos relacionados ao Çairé, no resgate da história, a proposta do governo é trabalhar a cultura na essência e valorizando os nossos artistas locais e regionais”, informou o titular da cultura, Luis Alberto Figueira.
Segundo, a Coordenação do Çairé, Cleuton Sardinha avaliou como positiva a primeira fase do Puxirum. “Nós unimos e adentramos na grande área de mato fechado, e analisamos o local para retirar com cautela e critérios a matéria-prima, e evitar prejuízos a natureza. A próxima e última fase será a abertura da palharia e construção do barracão do Çairé prevista para o dia 09 de agosto”, informou.
A comunitária e voluntária, a Maria Gorette Oliveira destaca a participação do governo municipal no trabalho braçal inicial do Çairé. “Muitas pessoas vivenciam o período da Festa do Çairé, no entanto desconhecem os bastidores para chegar ao cenário nativo cultural do Rito Religioso construído na Praça, um deles é o barracão. E pela primeira vez, nós temos a participação e o suporte da Cultura Municipal no trabalho inicial, o Puxirum. Os momentos vivenciados são importantes, quando fortalece os laços fraternos, principalmente por unir a comunidade a evidenciar a nossa cultura, a Festa do Çairé”, destacou.
A organização contabiliza 05 dias para ficar concluir a construção do barracão na Praça do Çairé. Além do salão, o espaço da Ladainha, há mais 03 divisões, 02 quartos para a troca de vestuário e 01 cozinha. Esses últimos espaços servem também os voluntários envolvidos nas atividades diárias do Rito Religioso do Çairé. Neste ano de 2017, a Festa do Çairé (o Rito Religioso e Folclore) será no período de 21 a 25 de setembro.
Por: Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo