A I Semana Regional de Mobilização e Articulação contra os impactos causados por agrotóxicos será realizada de 27 de novembro a 1º de dezembro em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. A programação abre com um seminário no dia 27/11, a partir das 9h, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa, com temas relacionados aos impactos do uso de agrotóxicos na região. Haverá seminários e oficinas também em Mojuí dos Campos (29) e Belterrra (30). A programação se encerra com uma feira de produtos orgânicos no dia 1º/12, no prédio do Fórum de Santarém. Todos os eventos são abertos ao público.
A ação é parte da Semana Nacional de Mobilização de Combate aos Impactos Causados Pelos Agrotóxicos, realizada também no Pará. A programação local é organizada pelo Fórum Regional de Combate aos impactos causados por Agrotóxicos do Baixo Amazonas, com apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Ministério Público do Estado (MPPA), Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Belterra e Mojuí e Fase Programa Amazônia.
O Fórum Permanente de Combate aos Agrotóxicos na Região do Baixo Amazonas foi criado em maio deste ano. Possui representação governamental dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, do estado do Pará e da União, organizações não governamentais e entidades da sociedade civil organizada. Atualmente é coordenado pelo Ministério Público de Santarém, com secretaria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
O seminário sobre os impactos do uso de agrotóxicos na região ocorre no dia 27/11, das 9h às 18h, no auditório da Unidade Tapajós da Ufopa. O evento é aberto ao público em geral, estudantes e profissionais. A inscrição será no local, uma hora antes do evento, e o certificado será emitido pela Ufopa. Em Mojuí dos Campos, o seminário e oficinas serão no dia 29, e em Belterra, no dia 30, ambos na sede do Sindicato dos Trabalhadores.
Serão abordados temas como a atuação no MPPA no combate ao uso de agrotóxicos, as consequências para o meio ambiente e a saúde humana, e as alternativas ao uso de agrotóxicos, como a agroecologia e o uso de produtos orgânicos. Promotores de justiça, professores da Ufopa, técnicos do Instituto Evandro Chagas, engenheiros agrônomos e médicos estão entre os palestrantes.
No dia 28, haverá distribuição de fôlders educativos no Mercadão 2000 e Orla. A programação se encerra no dia 1º, com uma feira de produtos orgânicos no térreo do Fórum de Santarém, com a participação de produtores da Associação Tapajós Orgânicos, das 8h às 11h.
Confira a programação em Santarém:
Dia 27/11 – Seminário de Abertura na Unidade Tapajós da Ufopa.
- 08h - Credenciamento
- 09h - Abertura oficial.
- 09h30 - Palestra: O Ministério Público e a Estratégia Regional de Combate aos Impactos dos agrotóxicos - Ione Nakamura e Lilian Braga (promotoras de Justiça)
- 10h15 - Mesa: O Meio Ambiente e a Saúde Humana - uma abordagem das consequências da utilização de substâncias químicas no meio rural - Flávia Garcez (Ufopa) e Marcos Mota (Instituto Evandro Chagas)
- 11h15 - Debate
- 12h - Almoço
- 14h - Palestra: Certificação de Produtos Artesanais - Marco Aurélio Nascimento (promotor de Justiça, CAO constitucional e coordenador do Fórum Estadual de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos)
- 14h30 - Mesa: A Agroecologia como estratégia de desenvolvimento sócio territorial e sustentável, com trocas de experiências - Palestrante: Podalyro Neto (engenheiro agrônomo), com participação de STTRS, AMABELA, CFR, AMTR/MC
Programação paralela:
- 14h - Curso de notificação para os profissionais de Saúde. Ministrante: Roberta Souza (coordenadora do VSPEA/SESMA) e Instituto Evandro Chagas
- 18h - Encerramento
Dia 28/11 – Campanha Educativa: feiras, mercados (distribuição de fôlder)
Confira a programação em Mojuí dos Campos:
- Dia 29/11 – Seminário em Mojuí dos Campos (sede do STTR)
Confira a programação em Belterra:
- Dia 30/11 – Seminário em Belterra (sede do STTR)
Programação (a mesma nos dois municípios):
- 8h - Abertura oficial
- 9h - Palestra: Prejuízo dos agrotóxicos para a saúde; agroecologia como alternativa de melhorar a qualidade de vida e contrapor o agronegócio - Ufopa
- 10h – Debate
- 12h – Almoço
- 14h - Oficina: Capacitação para lideranças
- 14h às 15h - Oficina: Em vigilância para notificação das intoxicações exógenas - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
- 15h às 16h - Oficina: Toxicologia – Ufopa
- 16h às 17h - Impactos Ambientais - SEMMA/MC/Belterra
- Dia 01/12 - Realização da Feira Orgânica no Fórum de Santarém
Comunicação/Ufopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo