terça-feira, 28 de agosto de 2018

Última noite do 44º Festival Folclórico anima Praça Barão de Santarém


Aproximadamente 3 mil pessoas estiveram no encerramento do 44º Festival Folclórico de Santarém para prestigiar as apresentações das quadrilhas humorísticas, última categoria do evento, que no domingo (26) encantaram a enorme plateia que se fez presente na Praça Barão de Santarém. O evento tem apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sob a responsabilidade da Associação Santarena de Grupos Folclóricos (Asgruf), Associação Folclórica Arte e Cultural Tapajônica (Asfacult), Associação da Liga Independente de Grupos Folclóricos de Santarém (Alisgrufs).
Na ocasião, sete grupos animaram a quadra folclórica com bastante colorido, brilho e vários personagens que além do humor também abordaram temas como a 'Não violência' a mulher e a criança e homofobia, levantando a bandeira do amor.
As exibições foram avaliadas pelo corpo de jurados nos quesitos: marcador, coreografia, evolução, vestuário, comédia, criatividade, conjunto, tema, caracterização do personagem e expressões teatrais do personagem. O título de campeã da categoria quadrilha humorística foi para Bofes e Babados.
"O Festival é uma tradição cultural de Santarém e a cada ano cresce com novidades. O governo representado pela pasta da cultura esteve sempre na parceria, infraestrutura e organização. O Festival foi um sucesso total e faz parte do plano de governo Nélio Aguiar. Nós temos sempre a visão de levar a cultura ao povo e foi isso que acabamos de ver mais uma vez aqui, com a arte representada na Praça Barão de Santarém. Estimo que aproximadamente 10 mil pessoas estiveram durante as quatro noites do Festival", destacou o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira.
O presidente da Associação Folclórica Arte e Cultura Tapajônica (Asfacult), Marcieno Sousa, disse ter ficado muito feliz com a realização do Festival. "Destaco aqui a felicidade de todas as entidades folclóricas em vermos o público prestigiando o nosso trabalho. Esse retorno do público só nos acrescenta mais responsabilidade com o progredir na arte folclórica. A cultura está recebendo mais incentivo nesse governo. O nosso prefeito Nélio Aguiar e o secretário de cultura Luis Alberto Figueira nos incentiva sempre a crescer, e a trabalhar juntos em prol do melhor desenvolvimento do artístico cultural", disse.
Conforme regulamento firmado entre as entidades e os grupos folclóricos que concorreram ao Festival a titulação de 1º, 2º e 3º lugares recebem as premiações em dinheiro que será retirado da arrecadação líquida da bilheteria. Ao 1º Lugar: 50% da arrecadação líquida, ao 2º Lugar: 30% e 3º Lugar: 20%.
A entrega das premiações está prevista para ocorrer nesta terça-feira (28) , às 10h, nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo