A Agremiação Folclórica Boto Cor de Rosa é a grande campeã do Festival dos Botos do Çairé 2018. Com 462 pontos, dois a mais que o Tucuxi, o Rosa conquistou seu 10º título. O resultado da apuração saiu neste momento, em Alter do Chão, no Lago dos Botos, após 40 minutos de apuração. Desde 1999, a disputa entre os botos faz parte do Festival que integra a Festa do Çairé em Santarém. (Confira tudo sobre o Çairé 2018).
Na noite de sábado, 22, dezesseis itens foram avaliados por quatro jurados: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal Evolução, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização do Conjunto Folclórico, Alegorias, Letra e Música, Ritual, Torcida.
O Festival dos Botos integra a programação do Çairé, que teve o encerramento da programação religiosa pela manhã com a derrubada dos mastros. A Prefeitura de Santarém é uma das realizadoras dessa festa que é a maior manifestação cultural do estado do Pará.
"O complemento do Çairé é o Festival dos Botos que tem uma repercussão mundial. Hoje, foi proclamado o boto cor de rosa, isso é o resultado da preferência dos jurados. Esta é uma disputa onde há um vencedor e um vencido, no entanto, todos são vencedores porque foi um Festival com beleza, segurança e encanto. Fico muito feliz em dar por encerrado a belíssima Festa do Çairé 2018", disse Luiz Figueira, secretário municipal de Cultura.
Boto Cor de Rosa: 'A origem Borari'.
Sem incidentes graves, brigas ou confusões, o Çairé 2018 foi uma festa de paz, onde a família pôde se divertir com segurança. A Polícia Militar teve um papel importante, colocando homens em toda a programação da festa.
"Pelos nossos números, a gente entende como o melhor Çairé dos últimos anos em termo de segurança pública. Houve até a diminuição de ocorrências. No ano passado, praticamente zeramos as ocorrências graves como homicídio e latrocínio e este ano mantivemos isto com um número bem reduzido de ocorrências. O planejamento funcionou com excelência e envolveu desde a entrada do cidadão do ônibus em Santarém, até a chegada e diversão deles. Utilizamos as barreiras, o policiamento fluvial, policiamento com cães e a cavalo, e mais a integração dos outros órgãos gerou o melhor policiamento dos últimos anos do Çairé", destacou coronel Héldson Tomaso, comandante do CPR1.
Para o prefeito Nélio Aguiar, a festa foi um sucesso, pois valorizou a identidade cultural da região e resgatou traços e personagens perdidos no tempo, além de ser um Çairé de paz. "Foi um Çairé de paz, tranquilo e com muita diversão. Tivemos uma programação que agradou a todos os gostos, sem perder o foco da identidade da festa e de nossa cultura regional. Todos estão de parabéns", disse Aguiar.
Fonte: ASCOM- PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo