Na primeira pesquisa no Pará sobre intenção de voto para governador e senador após o início do programa eleitoral gratuito nas rádios e emissoras de TV, divulgada hoje, Helder Barbalho(MDB) lidera com 39,2%, Márcio Miranda(DEM) registra 22,1% e Paulo Rocha 14,1%. Fernando Carneiro, do PSOL, aparece com 2,5% e Cleber Rabelo, do PSTU, 1,4%. O percentual de voto branco ou nulo ficou em 10,6%. O candidato do MDB mantém o mais alto índice de rejeição, de 21,8%. Os indecisos são 10,1%.
Na disputa pelas duas vagas no Senado, o percentual de indecisos (16,4%) e de brancos e nulos (12,5%) é maior do que as intenções de voto nos candidatos, individualmente. Jader Barbalho (MDB), com 11,9%, é seguido de muito perto por Mário Couto (PP), que tem 11,5%, e Flexa Ribeiro, com 10,3%. Sidney Rosa(PSB) tem 5,6%, Úrsula Vidal(PSOL), 5,2%, Jarbas Vasconcelos(PV) 5,1%, Coronel Osmar (PDT) 3,2%, Zé Geraldo (PT) 3,1% e Zequinha Marinho(PSC) 2,7%. Ibanês e Bogo estão empatados em 2,3%, Benedita do Amaral e Wlad com 1,9%, José Francisco Alves e Gerson Dourão com 1,1%, Xaropinho do Povo tem 0,9%, Anivaldo Vale 0,7% e Mário David Prado Sá 0,6%. Wlad(18,4%) e Jader (15%) são,disparados, os mais rejeitados.
O cientista político Dornélio Silva, diretor da Doxa, analisou com exclusividade o cenário político para o blog: "A pesquisa mostra crescimento dos três principais candidatos: MDB, DEM e PT. Crescimentos ainda tímidos, tendo em vista que em início de programas eleitorais há, normalmente, um recrudescimento do eleitor; isto é, ele se recolhe um pouco e começa a observar os candidatos que se apresentam com suas imagens e propostas. A partir do décimo dia de propaganda eleitoral, começa a haver um afunilamento das intenções de preferência do eleitor. Portanto, a pesquisa Doxa revela, nos índices apresentados, oscilações dos candidatos para mais. Isso significa que nas próximas pesquisas, esses dados já estarão bem modificados. No entanto, esses números mostram uma forte tendência de um segundo turno. Ao avaliarmos a série histórica das pesquisas verificamos que há um crescimento significativo de Márcio Miranda, que sai de 2% para 22% nessa pesquisa. Essa série mostra que a probabilidade de crescimento de Márcio tende a ser maior do que a de Helder, assim como de Paulo Rocha. Com isso podemos concluir que com o avanço da campanha (a apenas 1 mês para as eleições), o ritmo de crescimento desses dois candidatos pode aumentar."
Confiram os gráficos e a ficha técnica da pesquisa da Doxa Comunicação Integrada.
Fonte: Blog Uruatapara
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