quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Operação flagra desmatamento em área entre Mojuí dos Campos e Santarém

A partir da mensagem de alerta do Programa de Cálculo do Desmatamento da Amazônia (Prodes), foi confirmado na manhã desta quinta-feira (18) o desmatamento ilegal numa área de aproximadamente 10 hectares entre os municípios de Santarém e Mojuí dos Campos. A operação foi entre as equipes de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente de Santarém (Semma) e Mojuí dos Campos (Semma).

No momento da ação um homem foi flagrado em um trator fazendo a limpeza da área com a técnica conhecida como "correntão" que faz a derrubada das árvores e o nivelamento do solo. O maquinário e ferramentas foram apreendidos.

"Os responsáveis pelo desflorestamento recebram autuação, foi realizado o embargo, e devem responder criminalmente por infração ambiental, além de pagar multa de R$ 300 por hectare e fração desmatados", informou o fiscal ambiental Wellton Sousa.

Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, são considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

O Prodes é um sistema desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que executa o monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por satélite, com imagens de maior resolução que detecta exclusivamente desmatamentos tipo corte raso superiores a 6,25 hectares.

Fonte: Ascom-PSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo