sexta-feira, 15 de março de 2019

Mojui dos Campos tem Audiência Pública sobre transporte coletivo

Por Elivaldo Burlamaqui 

Foto: Márcia Cristiane 

A audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Mojui dos Campos no Oeste do Pará, para discutir sobre o aumento da passagem do transporte Intermunicipal entre os municípios de Mojui dos Campos e Santarém.

Participaram da audiência, o Prefeito Jailson Alves (PSDB), presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Galvão (PSC), vereadores do poder legislativo de Mojuí dos Campos, Secretário de Mobilidade e Trânsito, Antônio Aguiar, representantes da sociedade civil, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará - Arcon sendo representada pela Diretora do Conselho Financeiro e Tarifário, Denise Pimenta e a proprietária da empresa Pepa, Kátia Tolentino.

Em seu pronunciamento o Prefeito Jailson Alves, solicitou a Diretora da Arcon, Denise Pimenta, planilhas complementares que fundamentassem a justificativa do aumento da passagem. Atualmente o passageiro paga R$ 6,00 por viagem de Mojui dos Campos/Santarém vice-versa.

De acordo com a empresária, Kátia Tolentino, a proposta da empresa é viável. "Todos são sabedores disso que não reflete a inflação de dois anos e nem o aumento de combustível repetitivo", ressaltou Kátia Tolentino.

A Diretora do Conselho Financeiro e tarifário da Arcon, Denise Pimenta, informou que foi solicitado à Agência o congelamento da passagem por não ter sido informado à população do aumento da tarifa. "Com certeza vai ser feito um estudo de viabilidade econômica, nós temos um grupo técnico especialista pra ver essa situação da quilometragem e da estrutura", destacou Denise.

A usuária do transporte coletivo, Regina Lúcia Duarte, ressaltou que foi pela primeira vez que Arcon veio a Mojui dos Campos para ouvir a população. "Em relação as nossas dificuldades os nossos anceios pra que seja não só, o congelamento no preço da passagem de ônibus, mais também que seja dada a oportunidade de outras empresas", destacou Lúcia.

Os vereadores Roberto Oliveira e Izailton Sousa, ambos do PSDB, apresentaram o requerimento solicitando a Audiência Pública, para discutir o valor da passagem de ônibus. Na avaliação do vereador Izalton Sousa, a Audiência foi positiva.

Ficou acordado que permanece o congelamento da tarifa de R$6,00 até o dia 01 de maio, dentro desse prazo a Arcon irá fazer um estudo de viabilidade econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo