segunda-feira, 22 de abril de 2019

Em nota SEMED responde ataques levianos feitos por internautas

Aos cidadãos belterrenses e outros interessados..

Temos acompanhado o calor das mais recentes postagens nas redes sociais. Vimos o quanto alguns temas e termos se tornaram bastante recorrentes, dentre esses, sem entrar no mérito dos debates, podemos destacar o vocábulo “retrocesso”, o qual verdadeiramente gostaríamos de destacar. Antes de mais nada, fomos ao dicionário Aurélio pedir uma ajudinha para que não caíssemos em ato falho, encontramos, pois, um punhado de definições, das quais destacamos que retrocesso seria a ação de voltar no tempo ou no espaço, sendo, portanto, ao nosso entendimento, algo impossível de acontecer. Vimos ainda que pode ser característica do que começa a entrar em decadência, para nós, aqui em Belterra, se tomarmos por base o cenário administrativo, financeiro ou social vivido em gestões anteriores, por exemplo, nada está seguindo nessa direção, o que é muito óbvio e motivador, contudo, ainda não muito satisfeitos, resolvemos dedicar uma parte ao assunto.

Desse modo, salientamos algumas ações da Secretaria Municipal de Educação nos últimos dois anos para mostrar o panorama existente, antes, porém, destacamos o planejamento estratégico da Semed, documento referência para o exercício administrativo e áreas afins da secretaria. 

As ações, aqui, estarão justapostas e sem ordem cronológica, sem créditos ou sem exemplificações. Começaremos com o aspecto salarial. Os salários atrasados, deixados pela gestão anterior estão graças ao empenho administrativo e financeiro, totalmente quitados. Hoje os salários são pagos rigorosamente em datas normativas, ou antes disso; Muitos ônibus escolares que estavam parados e sucateados a cinco anos, agora estão completamente reformados e documentados, aptos a conduzir nossas crianças as suas respectivas escolas; Retorno das atividades educativas ao antigo e histórico prédio da Escola Manoel Garcia de Paiva (Bairro Santa Luzia), hoje reformado e em condições de abrigar os nossos alunos; Construção de salas de aulas em várias escolas do município, citamos de modo aleatório a Escola Sagrada Família; EMEI São José (Bairro São José) que funcionava em duas casa alugadas, já funcionando em prédio próprio após reforma; Escola São Pedro (Km 50) hoje atua na educação com atendimento da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto no ensino regular, como na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA; Escola Eny Ataíde, antes abastecida por caminhão pipa, hoje conta com poço para captação de água da qualidade para o atendimento daquele educandário e da comunidade do em torno; Construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança (Km 68) para levar mais dignidade a comunidade e aos alunos que antes estudavam de modo improvisado num barracão comunitário; Aquisição de mais ônibus através do Programa caminhos da escola; Construção de uma cozinha na Escola Frei Fabiano (Amapá) em parceria com conselho escolar e comunidade; Conselhos escolares legalizados e operantes; Entrega de kits de merenda escolar; Melhoria na Creche Frei Osmundo; Ofertas de GLP nas escolas da rede que antes precisavam manter essa aquisição com recursos próprios; Assistência pedagógica constante as escolas; Formação continuada a todos os profissionais de educação do município; Merenda escolar adquirida com 40% oriunda da agricultura familiar; Escolas ainda sem conselhos escolares são assistidas mensalmente pela Semed; BNCC garantida na rede municipal de ensino; Parceria com entidades governamentais e não governamentais para garantir qualidade e segurança nas escolas, contando especialmente com Conselho Tutelar, Ministério Público e Polícia Militar; Projeto Horta escolar para o enriquecimento da merenda de nossas crianças; entre tantas outras ações que não destacamos.

Por fim, voltamos ao foco inicial para não se perder a coerência discursiva. Retrocesso???  Pergunta-se. Vivemos uma realidade de retrocesso??? Analisem e concluam com os fatos postos a mesa. Não se influenciem por postagens maliciosas e sem procedência, a crítica vazia por si só se desintegra. Deixamos o espaço aberto para que qualquer pessoa possa se manifestar.

Forte abraço, fé e que DEUS abençoe a todos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo