segunda-feira, 6 de maio de 2019

UFOPA TERÁ 21 MILHÕES DE REAIS DO ORÇAMENTO BLOQUEADOS PELO GOVERNO FEDERAL


Reitoria mostrou preocupação com a falta de investimento e bloqueio de créditos na Universidade Federal do Oeste do Pará

O Governo Federal confirmou o bloqueio de créditos, na ordem de 21 milhões de reais, no orçamento da Universidade Federal do Oeste do Pará. O contingenciamento corresponde a 65% dos recursos para obras e 38% dos recursos para o funcionamento acadêmico e administrativo da Universidade.
A Reitoria buscou dialogar com o governo e com parlamentares mesmo antes do anúncio oficial por parte do Ministério da Educação (MEC), quando houve as primeiras indicações sobre as restrições, no sentido de impedi-las e garantir a execução do Plano de Gestão Orçamentária, baseado na Lei Orçamentária Anual, aprovada pelo Congresso Nacional.

O bloqueio de créditos orçamentários da Ufopa é maior, percentualmente, do que o de algumas universidades consolidadas, e a reitoria acredita que partir de julho não será possível honrar rigorosamente todos os compromissos, como energia elétrica, serviços de limpeza, segurança e aluguéis.

Os impactos se estendem também para a impossibilidade de lançamento de editais de apoio à produção científica de estudantes e professores, e de apoio à participação em eventos científicos. A prioridade agora é manter os auxílios e bolsas planejados, garantindo os recursos para os editais.

As obras previstas para 2019 não serão iniciadas. Das obras em andamento, somente a obra de construção do prédio no Campus Alenquer pode vir a sofrer alteração no cronograma de execução.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior da qual a UFOPA faz parte tem uma reunião com o MEC na próxima semana na tentativa de reverter à situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo