quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ACOMPANHE OS PRINCIPAIS TEMAS DEBATIDOS DURANTE A 32° SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELTERRA


Sérgio Cardoso (DEM)


O presidente da câmara e vereador Sérgio Cardoso solicitou que todos os vereadores compareçam na 33° sessão da Câmara Municipal de Belterra onde será apresentada a LOA 2020 . Ele também solicitou a participação do secretário de agricultura para explicar como estão sendo desenvolvidos os trabalhos no município.











Alaildo Abreu (PT)

O vereador Alaildo Abreu (PT) iniciou seu pronunciamento na sessão da Câmara de Belterra relatando sobre a situação das estradas do município que segundo ele apresentam inúmeros problemas e interferem na trafegabilidade dos veículos. O vereador também solicitou melhorias na educação, especificamente na escola São Francisco localizado no Km 93. De acordo com o parlamentar a escola não conta com um fogão apropriada para a preparar a alimentação dos alunos.










Amarildo Tchê (PSC) 
O parlamentar iniciou sua fala na tribuna do legislativo municipal relembrando as melhorias realizadas pela gestão municipal na escola da estrada 8. O vereador também ressaltou que foram serão realizadas duas reuniões que irão debater a troca da tubulação de água no município que tem apresentado problemas devido não oferecer qualidade na água distribuída aos moradores. 

José Helivelton (PT)

A geração de emprego e renda em Belterra foi o principal tema debatido durante a fala do vereador José Helivelton. Para o parlamentar, o município de Belterra tem um grande potencial turístico que pode gerar emprego e renda local aumentando a economia do município e esse fator pode ser melhor aproveitado. Ele falou das dificuldades de abrir um negócio em Belterra. Ele também pediu  mais empenho da gestão municipal  para dar suporte oferecendo orientações aos microempreendedores locais.

Ausenir Monteiro (PSDB)

A vereadora retornou ao cargo no legislativo municipal após ter sido afastada para assumir o cargo de secretária de saúde do de Belterra. Em seu depoimento a parlamentar comentou sobre a burocracia para investir os recursos no município e concordou com as falas dos demais vereadores quanto as dificuldade encontradas no momento de começar uma microempresa em Belterra.










Rubney de Miranda Braga (PP) 
O vereador lembrou as denúncia da situação  da piçarreira na estrada do Pindobal e na comunidade Piquiá.  Ele pediu a secretaria de meio ambiente a informação sobre a licença para explorar a areia, de acordo com o parlamentar as informações sobre esse caso já foram solicitadas várias vezes porém a secretária não responde os questionamentos do parlamentar. Rubney Braga afirmou também que encaminhou um ofício na secretaria de agricultura sobre o abandono de um trator em uma oficina em Santarém. O vereador voltou a falar sobre a polêmica envolvendo o aluguel de um imóvel do prefeito de Belterra, Dr. Macedo (DEM), em área de preservação ambiental. 

Ulisses Medeiros (PSDB)

Ulisses Medeiros (PSDB) iniciou seu pronunciamento falando sobre  o plano de gestão e plano de manejo que vai direcionar a APA aramanaí. O vereador solicitou também  a discussão sobre como será distribuído o dinheiro da Lei Orçamentária Anual (LOA) na saúde, educação, infraestrutura, entre outros setores.











Vereador Jonas Palheta (PSD) 
O vereador Jonas Palheta (PSD), também destacou  a burocracia para a criação de microempresas no município.  De acordo com o parlamentar essa burocracia existe em todo o Brasil. Ele falou também sobre a falta de geração de emprego e renda no município de Belterra.










Júnior Rocha (PMDB)

Iniciou seu pronunciamento falando sobre a denúncia envolvendo o aluguel de um imóvel do prefeito de Belterra, Dr. Macedo (DEM), em área de preservação ambiental. O parlamentar teve acesso aos documentos  que mostram que o terreno do prefeito Macedo surgiu foi obtido em 15 de setembro de 2017. Dia 1° de outubro de 2017 ele arrendou as terras por 20 anos, o prazo de vigência presente no contrato. No dia 28 de novembro de 2017 a prefeitura municipal de Belterra o prefeito emite um documento dando a autorização para a empresa que ele alugou. De acordo com o parlamentar a indícios de que a documentação não está dentro das legalidades. Em uma parte de seu depoimento, o vereador relatou que foi ameaçado  pela ex esposa do prefeito de Belterra a devido ele fiscalizar os indícios de fraudes nos contratos do prefeito.
 

Malu (DEM)
A vereadora reuniu com representante do conselho de educação onde foi dado início ao processo de desvinculação das escola do tapajós " O conselho ouviu o apelo da população e reinvindicou que a escola de acaratinga que pertencia ao polo a maguari e de Nazaré que pertencia ao polo de prainha fossem vinculadas ao polo santa Terezinha na comunidade de Piquiatuba". De acordo com a parlamentar, a mudança vai trazer benefícios ao acesso de alunos as unidades de educação nas comunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo