A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, ontem em Santarém, a primeira consulta pública da 2ª etapa do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Nesta rodada, os eventos são voltados ao prognóstico das macrorregiões hidrográficas do Estado. O objetivo é apresentar a população uma previsão da disponibilidade Dos recursos hídricos nos próximos anos.
O PERH tem como objetivo nortear as ações do Estado na gerência dos recursos hídricos e auxiliá-lo na tomada de decisão de forma participativa e transparente. As consultas públicas favorecem o processo de conhecimento sobre o assunto e coletam subsídios em cada uma das três etapas da execução do trabalho: diagnóstico; prognóstico; e posteriormente os planos e ações.
A audiência foi o momento de ouvir os habitantes dos municípios das seguintes macrorregiões hidrográficas: Tapajós: Itaituba, Rurópolis, Trairão, Aveiro, Juriti, Jacareacanga, Novo Progresso, Belterra e Santarém; Calha Norte: Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Almerim; e Baixo Amazonas: Santarém, Placas, Uruará, Rurópolis, Prainha, Medicilândia, Mojuí dos Campos e Porto de Moz.
A elaboração do plano iniciou em junho de 2018. Na primeira etapa das consultas foi realizado o diagnóstico, que coleta dados socioeconômicos e ambientais, políticos, institucionais e legais, para a elaboração do PERH. Na atual etapa, além de Santarém, também haverá consultas nos municípios de Altamira, Belém e Marabá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo