quinta-feira, 23 de abril de 2020

Hospital de Campanha de Santarém está pronto para atendimento a casos de COVID-19

A inauguração ocorreu na manhã de hoje, 22 de abril.
A partir de agora os pacientes suspeitos ou com confirmação de Coronavírus com quadro de baixa e média complexidade já podem ser transferidos para o Hospital de Campanha de Santarém (HCS). O início das atividades aconteceu após um ato de inauguração, onde o governador do Estado, Helder Barbalho, participou através de videoconferência. O Hospital vai atender 29 municípios que compõe a região do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós.
O Hospital não receberá demanda espontânea e todas as transferências devem ser feitas pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Agilidade de fluxo
Durante videoconferência o governador Helder, falou da importância do Hospital de Campanha de Santarém (HCS) na agilidade do fluxo de pacientes de baixa e média complexidade. "Se deixar o quadro agravar, vai ser difícil regredir”, destacou. Ainda de acordo com o governador, conforme for aumentando a demanda de pacientes será ampliado o número de leitos na nova Unidade.  
O governador aproveitou a oportunidade para comunicar dois importantes reforços para o enfrentamento ao COVID-19; são eles: o aumento de leitos de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e um helicóptero que ficará à disposição para fazer o deslocamento dos pacientes dos 29 municípios.
De acordo com o Diretor Geral do Hospital, Dr. Silvério Cardoso, o fluxo de atendimento será realizado respeitando os parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado do Pará. Ele ressalta que o atendimento não será “porta-aberta”, portanto, não receberá demanda espontânea. “É importante informar que os pacientes só serão transferidos pelos hospitais de referência do acolhimento ao COVID-19 da região. Isso será feito através do SER - Sistema de Regulação Estadual”, destacou.
O Secretário do Centro de Governo do Estado, Henderson Pinto, agradeceu o Governo do Estado por mais uma unidade hospitalar que ajudará nesse momento de pandemia. Já o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que também estava presente no ato de inauguração, disse que o HCS veio no momento certo. “Infelizmente os casos estão aumentando na cidade. Estamos buscando de todas as formas atender as demandas da população quanto a essa doença, mas importante não esquecer que o melhor é a gente continuar muito rígido na prevenção”, endossou. 
Também estiveram na inauguração a diretora do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), Marcela Tolentino; a Secretária de Saúde de Santarém, Daiane Lima e Herbert Moreschi, Diretor do HRBA. 

Informações sobre o HCS
O Hospital de Campanha de Santarém terá na operacionalização cerca de 220 profissionais de diferentes áreas neste primeiro momento. Cerca de 30 médicos foram contratados. Esses serão divididos para atuar por escala de sete especialistas por plantão. O número também poderá aumentar de acordo com a demanda.

Quem estará à frente da direção técnica será o médico infectologista Dr. Alisson Brandão; junto a ele mais três infectologistas farão a supervisão e darão o panorama clínico dos pacientes internados.

A estrutura conta com 120 leitos e está preparada para atender pacientes com sintomas leves, mas que tem critério de internação e para aqueles que possivelmente venham ter agravante com insuficiência respiratória, dispondo de setor de estabilização com 8 respiradores inicialmente. 
Além da área destinada ao atendimento assistencial dos pacientes, a Unidade contará com espaços para retaguarda dos profissionais da saúde, com vestiários (paramentação/desparamentação), refeitório, almoxarifado/CAF, área administrativa e sala de descanso.

Natashia Santana - Ascom do Hospital de Campanha de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo