sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Movimento Municipalista Paraense comemora aquisição de nova sede da Federação dos Municípios do Pará – FAMEP

 

A quarta-feira, 5 de agosto de 2020 foi um dia para ficar na memória do movimento municipalista paraense. A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) criada em 14 de março de 1991 entregou aos seus filiados e parceiros a nova sede própria da Entidade. Em um encontro que uniu a reunião do Conselho Diretor e o ato da inauguração, contando com a participação de presidentes da Entidade, prefeitos e autoridades legislativas.

O objetivo da casa dos municípios paraenses sempre foi promover o desenvolvimento dos municípios do estado, através da defesa da autonomia administrativa e financeira desses entes federativos proporciona mais um benefício aos prefeitos e prefeitas paraenses. Uma casa pronta para recebe-los para treinamento, capacitação e apresentação de ferramentas e reuniões de seu conselho diretor, entidades regionais e filiados.

O presidente da FAMEP, Wagne Machado, destacou o trabalho realizado pelo prefeito de Santarém Nélio Aguiar para que a Entidade finalmente realizasse a aquisição de uma sede própria, Wagne ainda agradeceu a participação de grandes nomes do municipalismo paraense presentes na inauguração, como o primeiro presidente da Federação, João de Deus Ferreira. “A Federação dos municípios do estado do Pará sempre honrou com a sua fiel missão, a de defender os interesses de todos os municípios paraenses e agora, a federação da mais um gesto de respeito a cada Ente municipalista desse estado, foi a inauguração de uma sede própria preparada para receber prefeitos, prefeitas, secretários de governo e toda a equipe técnica municipal”, disse.

O gestor ainda frisou as melhorias que os serviços prestados pela FAMEP terão com a aquisição da nova sede. “Com essa sede, conseguimos ofertar aos municípios paraenses serviços com maior qualidade e essa com certeza é uma conquista para todos os municipalistas paraenses. Gostaria de registrar como presidente desta Federação, ao presidente Nélio que fez os seus esforços para que pudéssemos inaugurar hoje, a casa da nossa Federação”, reafirmou o gestor. “Que deus possa abençoar cada prefeito e prefeita desse estado, sintam-se em casa aqui em Belém, aqui na nova sede da Casa dos Municípios Paraenses”, finalizou.

A inauguração da nova sede foi prestigiada pelo primeiro presidente da Entidade, João de Deus Ferreira, pelo presidente Joaquim de Lira Maia, pelo presidente José Antônio Azevedo Leão (Xarão Leão), pelo presidente Francisco Nélio Aguiar; também estiveram presentes o deputado estadual, Gustavo Sefer; o prefeito do município de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa; o prefeito do município de Inhangapi, Egilásio Alves Feitosa; a prefeita de Nova Ipixuna, Maria da Graça Medeiros Matos (Dra. Graça); o prefeito de Ourém, Valdemiro Fernandes Coelho; o prefeito de São João de Pirabas, Antônio Menezes Nascimento das Merces; e representantes e secretários executivos das Associações e Consórcios Regionais, AMATCARAJÁS, AMAM, AMUT e AMUCAN.

Histórico até a nova sede da FAMEP

A FAMEP iniciou sua história em 14 de março de 1991, em uma sala disponibilizada pela Associação dos Municípios do Baixo Tocantins (AMBAT), através do prefeito de Abaetetuba, João de Deus Ferreira, que foi seu primeiro presidente e Josenir G. Nascimento, seu primeiro Secretário Executivo. No decorrer de sua trajetória, a Entidade também já teve espaço na antiga AMIM, atual Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), mudando-se para a sede da Associação dos Municípios das Regiões do Salgado, Bragantina e Guajarina (AMBRASAG), para a Associação dos Municípios Consorciados do Araguaia e Tocantins (AMCAT), após isso, também foi sediada pela Associação de Municípios do Oeste do Pará (AMUT).

Após toda essa trajetória, sempre apoiada pelas Associações e Consórcios Regionais, a FAMEP, durante a presidência do agora governador do Estado do Pará, Helder Barbalho em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), intermediada pelo Instituto da Previdência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (IPALEP), que colocaram à disposição da Entidade, um prédio de três andares, que há muito estava abandonado. Em 2010, Helder reformou a sede, gastando aproximadamente o valor de R$ 600 mil reais, tornando esta, a nova sede da Federação, localizada na Travessa São Francisco.

A sede da São Francisco foi inaugurada na presença de políticos importantes do cenário estadual na época como a governadora Ana Júlia Carepa, o deputado Federal, atual senador Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho, o presidente da ALEPA, atual prefeito de Altamira Domingos Juvenil, o presidente do IPALEP, deputado estadual Antônio Rocha e prefeitos de diversos municípios do estado.

A expectativa era de que essa fosse a sede definitiva da Entidade, no entanto, com a extinção do IPALEP, seu patrimônio foi passado todo para a ALEPA na gestão do presidente deputado, Manoel Carlos Antunes (Manoel Pioneiro) e na gestão do presidente deputado Márcio Miranda, foi solicitada a entrega do prédio, inclusive, mediante força policial. Após dois meses sem sede, a Entidade alugou um prédio localizada na rua José Malcher, onde esteve até a entrega da nova sede própria.

Durante a gestão do presidente José Antônio de Azevedo Leão (Xarão Leão), o mesmo começou a fazer um fundo para a aquisição da nova sede, o qual foi completado na gestão do presidente e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que em sua presidência, realizou a compra e reforma da nova sede da Federação, a qual foi inaugurada no dia 5 de agosto de 2020.

Agora, o presidente Wagne Machado entrega um prédio estruturado capaz de atender os representantes dos municípios do estado do Pará.

Matéria: Fernanda Cirino

Fotos: Marco Santos


-Fonte: 
Assessoria de Comunicação/ Famep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo