segunda-feira, 7 de junho de 2021

Semana Municipal do Meio Ambiente encerra com Pit Stop Animal

Por: Júlio César Antunes (ASCOM/PMS)

 

Programação arrecadou ração, materiais de limpeza e medicamentos para cães e gatos atendidos por organizações de proteção animal

Legenda da foto: Rações irão contribuir com cuidados aos animais. 

Uma ampla programação denominada “Pit Stop Animal” encerrou a Semana Municipal do Meio Ambiente que foi realizada no período de 1 a 6 de junho. A ação foi realizada na tarde deste domingo (06), na Praça Barão de Santarém. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A atividade promoveu a arrecadação de ração, materiais de limpeza e medicamentos que serão doados às ONGs Lar do Amor e União Animal que enfrentam diversos desafios na proteção à causa animal.

Legenda da foto: Ação fez parte da programação dos 360 anos de Santarém.

“São animais explorados e gatinhos abandonados. Todos os dias recebemos caixas de gatinhos abandonados, jogados, maltratados. Nos sentimentos de mãos atadas porque a gente não tem onde deixar”, informou a voluntária da Ong Lar do Amor, Kiane Marialva Castro.

A ação contou ainda com a vacinação e vermifugação de cães e gatos promovida pelo curso de Veterinária do Centro Universitário da Amazônia - Unama. “Hoje, estamos fazendo o lançamento do Pit Stop Animal. A ideia é termos pontos na cidade para fazer a coleta. Há duas ONGs em Santarém que fazem esse trabalho de resgate de animais, acolhimento e que precisam do apoio e colaboração da sociedade”, destacou a coordenadora do curso de Veterinária da Unama, Brena Vinholte.

Legenda da foto: Cão farejador apresentou-se no evento. 

Na ocasião, também houveram manifestações culturais que deram brilho à noite. “Seja uma dríade e proteja a natureza” foi apresentado pelo Propaz e “Cão Farejador” pelo Canil Setorial de Santarém da II Companhia Independente de Missões Especiais (II CIMI).

Quem quiser contribuir com a causa e fazer mais doações é só procurar a equipe de educação ambiental do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), situado na Av. Adriano Pimentel, 296, bairro Centro. Atendimento em horário comercial.

Semana Municipal de Meio Ambiente

A programação teve como tema “Caminhos para Sustentabilidade”. Foi uma realização da Prefeitura de Santarém, via Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Educação (Semed), Turismo (Semtur) e Saúde (Semsa).

A mobilização teve a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa); Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA); Polícia Civil/Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Dempa); Ong Lar do Amor; Ong União Animal; Unimed; Cargill; Igreja do Santíssimo Sacramento; Associação de Moradores do Bairro Diamantino; Associação Comunitária do Residencial Salvação.

O objetivo da programação foi chamar a atenção da população para o uso sustentável dos recursos naturais para a preservação do planeta Terra e as condições de sobrevivência das futuras gerações.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 05 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo