quinta-feira, 22 de julho de 2021

Chassis eram clonados para emissão de documentos falsos dentro do órgão, aponta o MPPA.


 A operação "Transformers", do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foi deflagrada nesta quarta (21) para cumprir onze mandados de busca e apreensão domiciliar em seis cidades do Pará - Belém, Salinópolis, Itaituba, Marabá, Ourilândia do Norte e Xinguara.

A ação, coordenada pelo Ministério Público do Pará (MPPA), investiga fraudes envolvendo clonagem de chassis de diversos veículos. O grupo criminoso, segundo o MPPA, inseria dados falsos nos sistemas informatizados do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA) e depois emitia documentos contendo informações falsas.

Segundo o MPPA, as condutas criminosas praticadas por servidores do órgão consistiam em inserir indevidamente nos sistemas informatizados do órgão de trânsito numerações de chassis de veículos fabricados e comercializados pela empresa de veículos. Os chassis então era utilizados para expedir documentos para regularização de veículos de procedência ilícita, todos do modelo Toyota Hilux.

Em nota, o Detran/PA disse que o "núcleo de inteligência do órgão colaborou com as investigações do Ministério Público sobre a clonagem de chassis de veículos a partir da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados do Detran". Segundo a nota, os envolvidos deve ter atuação analisada pela corregedoria do órgão.

O Detran afirmou ainda que "não compactua com possíveis condutas e práticas ilegais de seus servidores, e orienta ainda para que, em caso de denúncias, estas sejam encaminhadas à corregedoria da autarquia para devida apuração e adoção de medidas cabíveis".

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo