sábado, 18 de setembro de 2021

Nota repúdio: Jornalista Ramilso dos Santos recebe ameaça de morte em Itaituba (PA)


O jornalista Ramilso Ferreira dos Santos do município de Itaituba (PA) fez vídeo testemunhal sobre ameaça de morte na tarde desta sexta-feira (17). Após manobra perigosa em veículo pelo condutor  conhecido como Teka em direção ao jornalista acompanhado pela esposa. Ramilso pediu mais atenção ao condutor pelo risco da manobra, e foi quando sofreu a ameaça de levar um tiro no rosto e palavras ofensivas a profissão lhe foram proferidas. 



Além desse fato, o jornalista relatou outras intimidações feitas por causa do exercício da profissão do jornalista. Ramilso é administrador e editor chefe da página no Facebook “Informe Pará” e atua em emissora de TV.  


A Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor/PA), Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sinjor-PA e a Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) repudiam a ameaça a vida do jornalista. Em prévio diálogo com o profissional, o apoio do jurídico foi oferecido para fins de procedimentos aos órgãos competentes. 


A estatística de violência contra profissionais de imprensa tem aumentado no Brasil causando preocupações pelas entidades de classe. O ataque aos jornalista representa não somente a uma categoria profissional, mas à liberdade de expressão e ao estado democrático de direito. Em 2020, o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e lançado em janeiro de 2021 dentro das atividades do Fórum Social Mundial, o ano que passou foi o mais violento, desde o começo da década de 1990, quando a entidade sindical iniciou a série histórica. Foram 428 casos de ataques – incluindo dois assassinatos – o que representa um aumento de 105,77% em relação a 2019, ano em que também houve crescimento das violações à liberdade de imprensa no país.


Diretoria Executiva do Sinjor-Pa

Diretoria Regional do Tapajós

Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA 


Belém-PA e Santarém-PA, 18 de setembro de 2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo