Em cumprimento ao novo decreto estadual que começou a valer em todo o Pará, o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, reuniu na manhã desta segunda-feira (6), para definir protocolos específicos de prevenção à pandemia no município. O comité sugeriu ao prefeito Nélio Aguiar que todos eventos da prefeitura em espaços públicos, como carnaval e réveillon, contineam suspensos.
Pela proposta aprovada, que ainda depende de decisão do prefeito, serão permitidas apenas festas em locais particulares, porém, com 50% de público e a apresentação da carteira de vacinação. Nesse caso, a fiscalização em eventos particulares será mais rigorosa a partir de agora. O decreto municipal deve repetir o decreto estadual, que torna o passaporte vacinal a principal condicionante para o funcionamento de locais com grande circulação de pessoas.
O novo decreto municipal deve ser assinado ainda nesta segunda-feira pelo prefeito Nélio Aguiar.
A obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal é uma das medidas tomadas pelo governo do Pará como forma de frear o aumento de novos casos positivos da doença registrados em vários municípios em pelo menos quatro regiões paraenses. Santarém é uma dessas cidades, onde o número de casos mais que triplicou nos últimos cinco meses.
Em relação a cultos e celebrações religiosas, o comitê deve reunir com os membros das denominações católicas e evangélicas para tratar dos novos procedimentos a serem adotados em locais privados e com aglomeração de pessoas. O objetivo é incentivar a vacinação, uma vez que será terminantemente proibido o acesso sem o comprovante de vacina.
Nélio Aguiar informou que os recursos que seriam destinados à realização do réveillon e carnaval serão utilizados na saúde, especificamente no atendimento aos pacientes com Covid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo