quinta-feira, 19 de maio de 2022

Santarém tem dois projetos premiados na XI edição do prêmio Sebrae ‘Prefeito Empreendedor’ 2022

 

Com os projetos “Agricultura Familiar, Oportunidade de Geração de Negócios” e “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira”, a Prefeitura de Santarém recebeu duas premiações na XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, que ocorreu nesta noite, 18, em Belém. As premiações ocorreram nas categorias Destaque do Baixo Amazonas e Inovação e Sustentabilidade.

O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado de uma equipe de governo formada pelos secretários municipais, Núbia Oliveira (Planejamento), Maria José Maia (Educação) e Bruno Costa (Agricultura), recebeu pessoalmente as premiações. Santarém foi a única cidade a vencer em duas categorias nesta edição.

“Acabamos de receber mais dois prêmios para Santarém, na XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nas categorias Destaque Região Baixo Amazonas e Inovação e Sustentabilidade. É uma conquista de toda equipe do governo e para toda a população santarena. Nosso governo trabalha integradamente para desenvolver caminhos que beneficiem a vida do cidadão e gerem desenvolvimento para o nosso município. Essa premiação representa o reconhecimento do trabalho de dezenas de profissionais. É gratificante e nos dá orgulho de avançar mais e mais em prol do desenvolvimento do povo de nossa Pérola do Tapajós. Todos estão de parabéns”, comemorou o prefeito Nélio Aguiar.

O projeto “Agricultura Familiar, Oportunidade de Geração de Negócios” fomenta o fornecimento de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, incluindo agricultores em programas federais, promovendo a segurança alimentar e dinamizando a economia local, com geração de emprego e renda.

“As ações promovem o desenvolvimento local com aumento de renda e fixação do homem no campo. O alimento vai diretamente do campo à escola, diminuindo despesas e desperdício de alimentos”, explica o gestor municipal.

O projeto “Transferência Tecnológica de Mudas Micropropagadas de Mandioca/Macaxeira” promove a inovação e a sustentabilidade da cultura da mandioca, por resultados importantes. Entre os principais: a pesquisa com identificação das variedades resistentes à fusariose; a identificação e caracterização dos patógenos; transferência de mudas micropropagadas ao campo; transferência de relação aos tratos culturais para os produtores; melhoria e incremento do material de propagação e aumento da produtividade com maior geração de renda e agregação de valor aos produtos e derivados da mandioca/macaxeira, proporcionando desta forma o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.

“Implementamos políticas públicas que alavancam o desenvolvimento econômico da região, como no caso da cadeia produtiva da mandioca. O nosso sentimento é de gratidão pela união de vários parceiros, tanto da pesquisa, extensão, gestão e privado que uniram forças para idealizar o projeto. Estamos muito felizes com mais essa conquista para Santarém”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

O projeto tem a integração das secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) e de Agricultura e Pesca (Semap), e é desenvolvido junto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Emater, Embrapa e Sebrae, Sedap, além da empresa privada Cargil.

Prêmio

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Ascom PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo